OUTROS DESTAQUES
Política
Plano Nacional de M2M/IoT pode sair até final do ano
terça-feira, 01 de setembro de 2015 , 00h02

Anunciado em junho pelo Ministério das Comunicações, o projeto de um Plano Nacional de Comunicação entre Máquinas e Internet das Coisas (M2M e IoT, nas siglas em inglês, respectivamente) pode sair do papel até o final do ano. Segundo o gerente de projetos do departamento de indústria, ciência e tecnologia da secretaria de telecomunicações do Minicom, Thales Marçal Netto, é este o cronograma do governo.

"É uma intenção, para a captura de informações, para a gente ver de que lado precisamos caminhar, tudo depende muito do retorno do setor privado e do ministério e assim a gente poder formar esse documento e poder sair com o plano, mas a previsão é até o final do ano", declarou ele a este noticiário após apresentação no Painel Telebrasil nesta segunda, 31.

Netto cita como pontos importantes na discussão do Plano Nacional de M2M/IoT as questões tributárias, a geração de oferta e demanda, os planos regulatórios e de educação e a pesquisa & desenvolvimento na área. Entretanto, ele considera que pontos-chave como segurança e privacidade das informações e a necessidade de interoperabilidade podem ser decisivos. "Acho que pode emperrar e não deixar desenvolver rapidamente", confessa.

Alheia ao plano, há uma proposta de um showroom do ministério em Brasília para apresentar aplicações de máquina-a-máquina e IoT. Isso aconteceria em novembro, na Esplanada dos Ministérios, e apresentaria às empresas privadas, população e à imprensa "as soluções de M2M acontecendo de fato". A proposta ainda depende de aprovação interna no Minicom.

Netto é membro também da Câmara de Gestão M2M, criada em 2014 para estudar e acompanhar aplicações como política industrial e de tecnologia. As verticais abordadas são cidades inteligentes, agronegócio, saúde, educação, produtividade industrial, logística, transporte, energia e "outros". Segundo ele, a terceira reunião da entidade acontecerá no próximo dia 9 de setembro.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top