FCC quer que provedores peçam consentimento antes de usar e compartilhar dados

No próximo dia 27 de outubro, o órgão regulador norte-americano Federal Communications Commission (FCC) deverá votar proposta de nova regulação de privacidade para provedores de Internet (ISPs) na qual exige que as empresas obtenham o consentimento expresso do usuário para capturar e compartilhar dados. Além disso, os ISPs precisariam dar opção de não compartilhar certos dados (opt-out). Mas não impede as companhias de usarem informações anônimas e de venderem planos mais caros, mas com maior privacidade para o usuário.

A proposta, de autoria do chairman da FCC, Tom Wheeler, não é exatamente bem recebida no setor. Provedores como a Comcast já haviam se manifestado em agosto de forma contrária, argumentando que deveriam lidar com as mesmas regras de privacidade mais brandas impostas aos over-the-top (OTTs) como Google e Facebook pela Federal Trade Commission (FTC). O próprio Google argumenta em favor de uso das mesmas regras da FTC para provedores de acesso.

Notícias relacionadas

No entanto, Wheeler argumenta que os ISPs "têm a habilidade de ver uma tremenda quantidade de informação pessoal dos clientes que passam pela conexão de Internet, incluindo seus hábitos de navegação" – portanto, precisando de regulação mais rígida. Ressalta ainda que o consentimento expresso (opt-in) dos usuários só deveria ser necessário em caso de "dados sensíveis", como os referentes à saúde, histórico de uso (de navegação e de aplicações) e informações financeiras. O consentimento passivo (ou seja, o usuário precisaria pedir para sair) seria para uso e compartilhamento de outras informações consideradas não sensíveis, como do serviço usado em sistema de alarmes, por exemplo.

Wheeler explica que os ISPs poderiam usar e compartilhar "informação propriamente não identificada fora do regime de consentimento requerido". Mas reconhece a necessidade de "incentivos" para os provedores adotarem a prática, permitindo a "habilidade técnica para facilmente 'reidentificar' a informação do consumidor".

Para proteger o consumidor, a proposta impede ofertas de planos do tipo "tudo ou nada" – assim, provedores não poderão se recusar a prestar serviços a quem não consentir no compartilhamento de dados. Por outro lado, permite a cobrança de ofertas do tipo "pague pela privacidade", desde que tenham regras bem delineadas e que sejam oferecidos "descontos ou outros incentivos em troca do consentimento expresso ativo do consumidor para uso e compartilhamento de suas informações pessoais". A FCC determinaria a legitimidade desses planos caso a caso. "Consumidores não deveriam ser foçados a escolher entre preços inflados e manter sua privacidade."

A proposta do chairman da Comissão não entra no seara de sites ou aplicações, como Twitter ou Facebook, que são regulados pela FTC. Nota-se também que o documento reforça "não endereçar questões como de vigilância governamental, criptografia ou aplicação da lei".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!