Nokia propõe 'mudanças radicais' em nova estratégia para 2030

Foto: Divulgação/Nokia

O diretor de estratégia e tecnologia da Nokia, Nishant Batra, pediu que "mudanças radicais" sejam feitas para que as redes acompanhem o crescimento exponencial no tráfego de dados. A fala foi acompanhada da Estratégia Tecnológica 2030, apresentada nesta terça-feira, 31, pela companhia.

O material elaborado pela empresa apontou tendências e tecnologias emergentes que mudarão o futuro das redes durante os próximos sete anos. Como pano de fundo, a companhia tem o Nokia Global Network Traffic 2030, relatório que prevê alta da taxa de crescimento anual composta (CAGR) entre 22% e 25% entre 2022 e 2030.

Notícias relacionadas

A Nokia informou ainda que as taxas acima podem beirar os 32%, caso haja maior adoção de jogos em nuvem e aplicativos de realidade extensiva (XR) na segunda metade da década. De acordo com a empresa, o aumento no tráfego das redes será impulsionado pela adoção de tecnologias, incluindo gêmeos digitais, IA, automação e atividades relacionadas com o metaverso em milhares de milhões de dispositivos.

"A Estratégia Tecnológica 2030 da Nokia é uma resposta direta à proliferação de tecnologias de ponta na última década. Uma coisa é certa: são necessárias mudanças radicais agora para desenvolver as redes e enfrentar os desafios do amanhã e do futuro. As empresas de todo o setor enfrentam três tendências que as afetam: IA, nuvem e a constante evolução da conectividade", argumentou Batra em comunicado à imprensa. 

Tráfego móvel e via satélite

Segundo a Nokia, até o ano de 2030 a transmissão de vídeos online representará cerca de 60% do tráfego de dados em dispositivos móvei. Paralelamente, o crescimento mais significativo em termos de valor para o tráfego móvel e via satélite é previsto nas tecnologias de cidades inteligentes.

No entanto, o relatório também projeta um aumento substancial, "de 17 a 20 vezes", no tráfego móvel e via satélite em setores como saúde, varejo, manufatura e construção, no período compreendido entre 2022 e 2030. Esses avanços prometem remodelar profundamente a paisagem da conectividade e da tecnologia nos próximos anos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!