Telemig lança primeira solução de cell broadcast da América Latina

A Telemig Celular e a Amazônia Celular lançaram esta semana o primeiro serviço com a tecnologia de cell broadcast na América Latina. Trata-se de uma solução que envia mensagens escritas para os celulares a partir das estações rádio-base (ERBs), o que permite fazer uma segmentação geográfica no envio. O serviço, batizado de ?Se liga?, manda mensagens com notícias, enquetes, quiz e até mesmo propaganda para os celulares quando estes estão ociosos. Na maioria das vezes, a mensagem é, na verdade, um ?teaser?. O usuário tem sempre duas opções para clicar: uma para tirar a mensagem da tela e outra para receber mais informações sobre o assunto apresentado. A forma como a mensagem aparece na tela varia de aparelho para aparelho. No V8, da Motorola, por exemplo, aparece em apenas metade da tela. Em modelos sem flip, costuma tomar a tela inteira.
O ?Se liga? passará a vir ativado em todos os SIM cards de 128 Kb da operadora, que começaram a ser vendidos esta semana. A qualquer momento, contudo, o cliente pode desativar o serviço através do SIM card ou pelo call center das operadoras. A solução, desenvolvida pela empresa CellTick, vai trabalhar com oito diferentes categorias de conteúdo, como últimas notícias, esportes e economia. O conteúdo é fornecido pelo portal Terra. O usuário pode marcar suas categorias preferidas no SIM card. Paralelamente, a própria plataforma é capaz de identificar, ao longo do tempo, as preferências de cada assinante.
O recebimento das mensagens é gratuito para o usuário. O clique em busca de mais informações também é gratuito por enquanto, mas deve passar a ser cobrado no primeiro trimestre de 2008.

Notícias relacionadas

Publicidade

Para o coordenador de marketing de serviços de valor adicionado (SVA) da Telemig Celular, Renato Virgili, o cell broadcast abre espaço para a geração de receita com publicidade. ?As notícias podem ser patrocinadas e seu acesso ser gratuito para o usuário. Também pode haver o envio de publicidade direta?, exemplificou. Pelo menos duas grandes marcas participam do lançamento da solução: Fiat e Unimed. A Fiat está enviado ?teasers? convidando os usuários a fazer um test drive em seu novo carro, o Fiat Punto. A integradora de publicidade para as operadoras é a agência Aorta.

Tecnologia

A tecnologia de cell broadcast é muito utilizada na Europa. Na Rússia, algumas operadoras chegam a enviar até 300 mensagens por dia. Porém, é importante ressaltar que esse tipo de mensagem é diferente de um SMS e não fica guardada na memória do telefone. Ela fica disponível na tela enquanto o celular está desligado e troca automaticamente quando a ERB envia uma nova mensagem. Ou seja: muitas das mensagens veiculadas sequer são vistas pelos assinantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!