Google anuncia participação em leilão de freqüências do FCC

A Google anunciou nesta sexta-feira, 30, que vai participar do leilão de freqüências de redes sem fio que será realizado em 24 de janeiro pela FCC (Federal Communications Commission) norte-americana. O prazo final para que as empresas manifestem interesse pelo leilão termina nesta segunda-feira, 3, quando a Google vai submeter à FCC uma requisição formal que, segundo a companhia, não inclui nenhum parceiro. Outras operadoras que devem participar do leilão são a AT&T e a Verizon Wireless, que nesta semana anunciou a abertura de sua rede 3G para qualquer dispositivo móvel compatível.
A Google planeja disputar a banda C do espectro de 700 MHz, cuja freqüência tem um bloco reservado para empresas públicas. A empresa poderá operar a rede sozinha, buscar parceiros para compartilhar a infra-estrutura ou revender serviços wireless. Como a Verizon, a rede da Google será aberta a qualquer dispositivo móvel. A empresa destaca que essa estratégia trará ao mercado mais opções de acesso à banda larga móvel.
O FCC está ofertando faixas de 62 MHz a 700 MHz avaliadas em US$ 10 bilhões. As faixas ficarão ociosas depois da transição para TV digital. O Bloco C, disputado pelo Google, está avaliado em US$ 4,63 bilhões. Esse bloco também vai acomodar uma nova rede nacional sem fio que competirá com as já existentes.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!