A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 8, sucesso em testes da tecnologia 50G PON realizados junto ao Google Fiber, a operadora de fibra óptica do Google.
Na experimentação, a dupla atingiu velocidades de 50Gb/s em cima de rede de banda larga em fibra. Esta foi a primeira demonstração de tecnologia 50G PON em rede existente nos Estados Unidos.
Para tal, a Nokia forneceu plataforma de acesso para o GFiber Labs (hub de desenvolvimento tecnológico do Google Fiber), ao passo que os testes basearam-se em rede com a tecnologia 25G PON cuja implementação já fora realizada pela dupla no ano passado.
"[Isso] demonstra como diferentes tecnologias PON podem ser combinadas na mesma fibra para evoluir suas ofertas de banda larga", afirmou a Nokia, em comunicado onde projetou a necessidade futura de upgrades para o 50G PON e além, a partir de demandas por maiores velocidades na banda larga.
"Os provedores de serviços precisam ser capazes de selecionar a tecnologia certa, com base em suas necessidades e caso de negócio. É por isso que já oferecemos 10G e 25G hoje, estamos testando 50G e desenvolvendo 100G – levando, em última análise, a uma gama completa de tecnologias PON que podem ser combinadas na mesma plataforma e na mesma fibra", destacou o VP de redes de banda larga da Nokia, Geert Heyninck.