Para Vrio, controladora da Sky, pacto digital é essencial para o setor e para os países da região

Carlos Magariños, diretor de Estratégia Global e Assuntos Externos da Vrio

Para o diretor de Estratégia Global e Assuntos Externos da Vrio (controladora da Sky no Brasil), Carlos Magariños, os países da região precisam com urgência buscar um pacto digital, que envolva operadores de telecomunicações, reguladores e outros atores, com o propósito de reduzir as desigualdades digitais e construir um ambiente mais saudável de investimentos e competição. "Queremos que o nosso setor seja ouvido, e por isso é importante a união entre os atores", diz Magariños, que já foi embaixador da Argentina no Brasil, entre outras funções diplomáticas. 

Ele aponta que o gap digital é decorrência de uma combinação de carência de infraestrutura e dificuldades de uso, o que inclui custos, capacitação e interesse. "A redução destas brechas digitais pode ser feita com marcas modernas, que permitam investimentos privados", diz ele em entrevista a este noticiário.

Recentemente, Magariños participou na organização de um encontro da Asiet com 35 operadoras e representantes de 10 governos da América Latina, e outros encontros estão sendo programados para fomentar o tema. Ele elogia também o plano da Anatel de combate à pirataria em TV por assinatura, que deve ser um modelo regional. 

Notícias relacionadas

Para ele, o Brasil é um exemplo de como o debate sobre a agenda digital pode ser feito. "O país é referência em temas regulatórios, como foi o leilão de 5G, e já começou o debate sobre a agenda digital. Mas o trabalho é conjunto, não apenas de governos. A economia digital cresce 15 vezes mais rápido do que outros setores, é muito dinâmica, e precisamos incluir  tema na agenda". Para ele, há um desafio adicional sobre o tema que é o de regionalizar o debate, trazer problemas locais e ao mesmo tempo tratar as questões de maneira global e cooperada. 

Ele também defende a atualização de legislações anacrônicas, como a Lei do SeAC no Brasil, e acredita que o Congresso brasileiro, iniciando os trabalhos de maneira definitiva, com a instalação das comissões, saberá endereçar os temas, justamente em busca de um ambiente mais propício à economia digital. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!