A Topsort, empresa de retail media com inteligência artificial baseada na Califórnia (EUA), recebeu o primeiro aporte do fundo da Upload Ventures ancorado pela TIM.
A rodada contou com as participações da Pear VC e da Quiet Capital, ambos já apoiadores da startup. O valor do funding não foi oficialmente revelado, mas com o investimento a Topsort ingressa oficialmente no mercado brasileiro.
Com ajuda da IA, a startup fornece software de infraestrutura para e-commerces, visando a geração de receita complementar ao core business por meio do uso de espaços publicitários. Com uma forte presença na América Latina, tem uma carteira de clientes formada por players varejistas como Cencosud, Poshmark, Glovo e Daki.
Desde a fundação, no começo de 2021, a Topsort já captou US$ 8,5 milhões. Além de Pear VC e Quiet Capital, é apoiada por investidores-anjo como Micky Malka e Lydia Jett, segundo informações do Crunchbase. Agora, a intenção é utilizar o investimento para melhorar o desenvolvimento da sua tecnologia, contratar novos funcionários e expandir suas operações em solo brasileiro.
O fundo
Por outro lado, com o primeiro aporte desde a criação do fundo, no início do ano passado, junto à Upload Ventures – gestora fundada por Rodrigo Baer e Marco Camhaji, dois ex-SoftBank -, a TIM acelera a busca por novos negócios, como o de mobile advertising, principalmente no mercado B2B.
À época, a operadora informou a pretensão de colocar US$ 50 milhões no caixa das investidas ao longo de 24 meses, com foco em negócios em estágio inicial e, de preferência, em teses de negócios já validadas.
No anúncio desta terça-feira, 30, o fundo ancorado pela TIM informa que os investimentos são direcionados para fundadores que "estão desenvolvendo tecnologias disruptivas capazes de impactar significativamente o mercado latino-americano, oferecendo produtos que têm alcance global". A escolha pela Topsort, portanto, casaria bem com a estratégia.
"A escolha da primeira empresa do fundo está em linha com a nossa estratégia de ampliar as receitas além da conectividade, e contribuirá também para otimizar a eficiência e excelência da plataforma de clientes da TIM, e do nosso protagonismo no mercado B2B e B2B2C", afirma Fabrizio Bozzetto, CSO da TIM Brasil, em comunicado.
"Funcionando como uma rede publicitária, a Topsort traz transparência e eficiência para o ecossistema de retail media, permitindo que marketplaces e marcas maximizem seus retornos em media spending", diz Carlos Simonsen, cofundador e managing partner do Upload Ventures, também em nota.
A cofundadora e CEO da Topsort, Regina Ye, diz que a tecnologia da startup pode, além de otimizar a eficiência da plataforma da TIM, atender aos clientes da operadora. "Essa sinergia entre a TIM e a Topsort cria uma oportunidade estratégica para aprimorar a oferta de serviços, fortalecer a posição no mercado e proporcionar vantagens competitivas para a operadora no segmento de digital e mobile advertising", afirmou.