Paulo Azi declina MCom; secretaria de serviços digitais pode ser realocada

Foto: Pixabay

O deputado Paulo Azi (União/BA) informou em postagem via Twitter que não será ministro das Comunicações do governo Lula. Com isso, caso o ministério permaneça na composição política com o União Brasil, outro nome precisará ser indicado.

O Ministério das Comunicações também está sendo utilizado como contrapartida nas negociações de apoio com o PSD, e nesse caso o deputado André de Paula (PSD/BE) seria o nome mais cotado para coordenar a pasta.

Ainda assim, está sendo costurada nos bastidores uma operação para tirar da esfera de coordenação do Ministério das Comunicações a secretaria de serviços e direitos digitais, que supostamente centralizará o debate sobre regulação das big techs. A ideia é transferi-la para outro ministério, e o mais provável é que seja a Secom (Secretaria de Comunicações da Presidência), coordenada por Paulo Pimenta (PT/RS). A Secom é o braço de comunicação do governo, responsável pela publicidade oficial, pelos posicionamentos públicos e pela Empresa Brasil de Comunicações (EBC). O Ministério das Comunicações continuaria coordenando as políticas de conectividade, como faz hoje, por meio da secretaria de telecomunicações, mas não seria ele o foco central do debate sobre regulação.

Notícias relacionadas

Outra ideia é deixar o debate sobre o tema descentralizado, elegendo dois ou três porta-vozes no Executivo e Congresso que falariam publicamente sobre a posição do governo sobre o tema.

Nome do deputado causou grande desconforto dentro do PT, sobretudo da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!