Microsoft apresenta o Windows Phone 8 integrado com o Skype

Além da atualização do Android anunciada pela Google, esta segunda-feira também foi marcada pela apresentação da nova plataforma para dispositivos móveis da Microsof. Em um evento em San Francisco, nos Estados Unidos, a companhia mostrou o Windows Phone 8, que será lançado em novembro apenas em novos aparelhos, trazendo novidades como Live Apps e Skype totalmente integrado. No fundo, ele conta com um objetivo: tentar se mostrar como uma alternativa realmente diferente ao Android e ao iOS no mercado de sistemas operacionais.

Notícias relacionadas
O vice-presidente corporativo da Microsoft, Joe Belfiore, enfatizou várias vezes durante o evento como a plataforma é "diferente de qualquer sistema operacional por aí", dizendo que o iPhone "padronizou" os ecossistemas e que o Android apenas o copiou. "Estamos reinventando o smartphone em volta de você [do usuário]", afirmou, usando uma frase do marketing do produto.

Mas, além das possibilidades de conexão com o Windows 8 para PCs que já haviam sido anunciadas, de novidade mesmo em relação à versão 7.5 (apelidada de Mango) foram algumas poucas funções, mas que melhoram a usabilidade. O aparelho tem um sistema chamado Live Apps, que integra aplicativos a partir da tela bloqueada, mostrando placares de jogos, clima ou fotos da câmera ou do Facebook, entre outros. Aliás, a rede social pode exibir notificações neste modo, que também aceita atualizações do Twitter.

O Data Sense é outra função que permite monitorar e controlar a quantidade de dados da rede de celular, notificando quando se está perto do limite estabelecido pelo próprio usuário. Além disso, ele conta com uma tecnologia que comprime páginas da web – segundo a Microsoft, isso permite 45% mais navegação com o mesmo plano de dados. A primeira operadora a lançar o serviço será a Verizon, a partir do outono do hemisfério norte, primavera no Brasil (estação que acaba em dezembro).

Outra novidade é a integração total com o Skype, que deixa de ser apenas um aplicativo e passa a ser uma funcionalidade inerente ao sistema, rodando o tempo inteiro. "Pela primeira vez o app estará sempre disponível e ligado para receber uma chamada ou mensagem a qualquer hora. E ele faz isso sem rodar um código de fundo e sem acabar com a bateria", garantiu Belfiore.

Social

O Windows Phone 8 vai trazer uma conta específica para crianças, chamadas de Kid's Corner. Nele, os pais podem selecionar jogos, músicas e aplicativos que vão disponibilizar para os filhos, impedindo assim o uso acidental de ferramentas e documentos importantes no smartphone. É uma espécie de "conta de usuário visitante", mas com foco infantil. Para voltar ao modo normal, a tela só é desbloqueada com uma senha.

O People Hub agora traz uma nova função que foca no compartilhamento seleto, o Rooms. Nele, é possível ter mensagens, notas, calendários e fotos disponibilizadas só entre membros da família ou só entre amigos, mesmo que tenham aparelhos diferentes, como um iPhone.

O smartphone também deverá ficar mais conectado com o SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da própria Microsoft. O executivo da empresa cutucou mais uma vez a concorrência ao comparar com o iCloud, da Apple, ao ressaltar que há mais espaço gratuito (7 GB) e que é possível colocar todas as fotos na nuvem sem compressão. O serviço também armazena documentos do Word e notas podem ser ditadas e salvas pela plataforma. O dispositivo, por sinal, pode ser sincronizado até com o software iTunes por meio de um aplicativo que "puxa" playlists e informações de outros aparelhos, como um iPhone.

A Microsoft está investindo forte para disponibilizar mais aplicativos além dos atuais 120 mil na loja Windows Phone Store. Entre títulos novos que deverão ser lançados para o WP8, estão os games já consagrados em outras plataformas, como Temple Run, Draw Something, Asphalt 7, Cut the Rope e Jetpack Joyride. Já o serviço de rádio pela Internet, o Pandora, deverá ser lançado no comçeo de 2013 e trará um ano de assinatura gratuita sem propagandas. O kit para desenvolvimento de software (SDK) do sistema operacional será disponibilizado pela Microsoft já nesta terça-feira, 30.

Aparelhos

Durante o evento, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, ainda apareceu para mostrar os aparelhos novos com Windows Phone 8. O Nokia Lumia 920 vai trazer estabilizador de imagem, terá carregamento elétrico sem fios e estará disponível na operadora norte-americana AT&T a partir de dezembro. O Samsung ATIV e o ATIV Odissay vão chegar em dezembro pela Verizon. O Windows Phone 8X, da HTC, terá design inspirado nos próprios ícones quadrados do sistema operacional, contará com lente ultra-wide na câmera frontal e será lançado próximo ao feriado de Ação de Graça nos Estados Unidos, no final de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!