Oi mantém investimentos e não pretende refinanciar compra da BrT

Os planos de investimento da Oi para o ano que vem devem seguir nos mesmos patamares de 2008. Incluindo as licenças de 3G, a Oi investiu R$ 4,5 bilhões e não pretende recuar, segundo o presidente da operadora, Luiz Eduardo Falco, que participuou nesta quarta-feira, 29, da Futurecom 2008, em São Paulo. Segundo Falco, o impacto da crise deve demorar para chegar ao "pedreiro brasileiro que usa celular pré-pago", ou seja, a receita da operadora, pelo menos por enquanto, não será afetada. "O que vai faltar mundialmente serão recursos de investimento, tanto das empresas globais quanto locais, por isso é tão necessário não restringir o ímpeto de investimento do setor de telecomunicações", afirma. Ele citou especificamente as restrições ao investimento das teles no WiMax, IPTV e redes de TV a cabo.
Sobre a crítica de que a fusão da Oi com a BrT vai inibir a competição, Falco rebate dizendo nessa conjuntura é mais necessário empresas com fôlego dobrado de investimento. "Serão dois Ebitdas somados com boa estrutura de capital e mais capacidade de investimento. Isso só pode ajudar a competição, não atrapalhar", afirma.

BrOi

Notícias relacionadas

A queda mundial das bolsas, segundo Falco, não mudou o plano de financiamento de compra da Brasil Telecom. Já foram adquiridas um terço das ações PN da BrT, outros dois terços vão ser trocadas com ações da Telemar. A empresa não prevê fechar o capital da BrT, mas incorporá-la à Telemar se a operação for aprovada pela Anatel. A longo prazo a idéia é simplificar sua estrutura fiscal por fases, incorporando as ações da BrT na Telemar seguindo a legislação.
Caso a Anatel não mude o PGO em tempo hábil, não está nos planos da Oi renegociar o prazo com a BrT. "Vamos pagar a multa", afirma Falco. Ele voltou a repetir que que a Anatel já analisou caso similar – da Embratel e da Vésper – em 33 dias. "Nosso prazo não é inviável", afirma.
A forma de pagamento da BrT não será flexibilizado com a nova conjuntura econômica. A maior parte da compra será realizada na Bolsa de Valores e se aprovada tem prazo de pagamento para 24 horas depois. Falco admitiu, no entanto, que pode negociar, por exemplo, com fundos de pensão que queiram entrar no negócio e refinanciar a dívida da operadora com maior prazo que o atual.
Sobre as contrapartidas possivelmente exigidas do governo para aprovar a fusão de concessionárias, o executivo disse que estas devem ser realistas com a conjuntura atual, com menos dinheiro para investimento. "Não é saudável matar a empresa no nascedouro", disse. "Hoje todas as redes estão migrando para IP e não será mais tão necessário a obrigatoriedade de investir em última milha, então que que essa desoneração seja canalizada para a queda de tarifas e para a sociedade e não onere as empresas.
Ele deu o exemplo de uma contrapartida positiva: a transformação da obrigatoriedade dos PSTs em investimento em banda larga nas escolas. "Idéia que partiu do setor privado".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!