Hughes fecha contrato de até US$ 900 milhões com Força Espacial dos EUA para constelação LEO

Satélite da OneWeb em órbita. Ilustração: Divulgação

A operadora Hughes assinou um contrato de cinco anos de Quantidade e Entrega Indefinidas (IDIQ) com a Força Espacial dos Estados Unidos. O acordo, avaliado em até U$ 900 milhões (R$ 4,5 bilhões), trata da disponibilização de serviços baseados em satélite de baixa órbita terrestre (LEO).

Com isso, o Departamento de Defesa dos EUA, outras agências federais e parceiros internacionais de comparação de dados poderão adquirir produtos LEO de baixa latência gerenciados pela Hughes. Segundo a companhia, os serviços aproveitarão a capacidade de duas constelações de satélites que a Hughes utiliza: OneWeb (agora parte do grupo Eutelsat) e EchoStar Lyra (focada em IoT e ainda a ser lançada).

"À medida que o governo e as agências de defesa exploram o poder e o potencial dos serviços LEO no fornecimento de capacidades ao combatente de forma mais rápida e com menor custo, estamos orgulhosos de oferecer não uma, mas duas soluções atraentes", disse o vice-presidente da Hughes, Leslie Blaker-Glass.

Notícias relacionadas

"Nossa oferta OneWeb – com nossa antena de tela plana de baixo consumo de energia e peso leve – e nosso sistema IoT de banda S EchoStar Lyra, da próxima geração, nos posicionam para oferecer aos clientes do DoD (Departamento de Defesa dos EUA), e do Governo Federal, conectividade robusta e resiliente de baixa latência em um preço competitivo", concluiu Blaker-Glass.

Histórico

A celebração do contrato IDIQ divulgado ocorreu cinco meses após a Hughes anunciar um acordo de distribuição com a OneWeb Technologies (subsidiária integral da OneWeb) para fornecer serviços LEO de banda larga gerenciados ao DoD. Agora,  esses serviços estão disponíveis no IDIQ e no GSA Schedule.

Além disso, estão disponíveis no âmbito IDIQ os serviços de banda estreita através da constelação EchoStar Lyra. Esse é o sistema que a EchoStar (controladora da Hughes) está desenvolvendo para conectividade da Internet das Coisas (IoT) e desenvolvimento contínuo do mercado – que inclui redes não terrestres 5G (NTN).

"Essas importantes capacidades LEO darão ao DoD soluções econômicas e maior confiabilidade e resiliência nas comunicações via satélite em todos os domínios e esperamos atender aos próximos requisitos para aquisição desses serviços", informou o vice-presidente e gerente geral da Divisão de Sistemas Governamentais e de Defesa da Hughes, Rick Lober.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!