Sawiris volta a se interessar pela Telecom Italia

O empresário egípcio Naguib Sawiris, controlador da tele Orascom, ainda estaria interessado na Telecom Italia – desde que sua oferta não fosse recusada e na condição de que a companhia mantivesse sua participação de controle na TIM Brasil. A informação foi divulgada pela agência de notícia Reuters nesta segunda-feira, 29.

Notícias relacionadas
O interesse ainda existe porque ele acredita que a italiana só precisa de duas coisas: um aumento de capital e "um desejo para expandir e melhorar" os negócios. Sawiris se refere à manutenção do controle da TIM no Brasil, o principal ativo da Telecom Italia. Ele garantiu ainda que "tomaria parte" no aumento de capital, mas que não iria adquirir ações no mercado no processo.

Não é a primeira vez que o egípcio se interessa. Em 2012, ele fez uma oferta de 3 bilhões de euros pela Telecom Italia, proposta que foi recusada pelo conselho de administração da holding italiana. Por isso mesmo Sawiris diz que não chegou a fazer novo contato com a companhia europeia, e que só faria uma nova oferta se houvesse boa vontade de aceitá-la por parte dos italianos. "Eu não quero passar por aquilo de novo", ele disse à Reuters. "Eu aprendi na vida que é melhor saber se você é bem-vindo antes de perder seu tempo."

Vale lembrar também que em abril deste ano, em entrevista ao jornal italiano Il Sole 24 Ore, Sawiris já teria dito estar disposto a investir entre US$ 1 bilhão e US$ 2 bilhões na Telecom Italia com outra condição: a de que a Telefónica saísse do negócio. Como a espanhola deverá diminuir a participação na Telecom Italia (8% do capital será entregue à Vivendi como parte do valor da operação de venda da GVT) e o prazo dado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) brasileiro para a saída total da Telefónica seria "meados de 2015", a entrada do egípcio pode parecer mais propícia desta vez. Faltaria também convencer o governo italiano, que detém golden share na operadora e a considera como ativo estratégico nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!