Operadores regionais e Associação Neo pedem ao MCom manutenção de assimetrias e acesso ao Fust

Foto: Pixabay

Um grupo com as 10 principais operadoras regionais, mais a Associação NEO, esteve esta semana com o ministro Juscelino Filho. Na pauta, a preocupação das empresas com uma agenda comum: reforma tributária, postes, uso de recursos do Fust, recursos do BNDES e a manutenção das medidas de assimetria regulatória. Participaram do encontro os principais executivos das operadoras Alares InternetAlgar TelecomAlloha FibraAmericanetBrasil TecParBrisanet TelecomunicaçõesDESKTOPLiggaUnifique Telecomunicações e Vero Internet

Entre as principais mensagens deixadas ao ministro, segundo apurou este noticiário, estavam os seguintes itens:

    Notícias relacionadas
  1. Reforma Tributária: as empresas e a Associação NEO defendem como  fundamental que o setor de telecomunicações esteja no rol dos setores contemplados com redução ou isenção de alíquotas, dada a sua essencialidade. 
  2. Postes: defesa de uma entidade isenta e sem fins lucrativos para a gestão dos postes;com isonomia de preços entre pequenos e grandes operadores com valores definidos pelo custo; estímulo ao compartilhamento dos pontos de fixação; e uso dos recursos pagos pelo aluguel do poste para custeio do processo de ordenamento.
  3. Assimetrias regulatórias: diante da iminência da revisão do Plano Geral de Metas de Competição e das pressões dos grandes operadores para a correção das assimetrias, o grupo de operadores regionais pediu ao ministro a manutenção do  conceito de Prestadora de Pequeno Porte e a inclusão do serviço móvel nos mesmos moldes  com a finalidade de garantir a possibilidade de novos prestadores.
  4. Uso dos recursos do Fust: as operadoras regionais querem participar dos programas de conectividade em escolas e propõem ainda a criação de subsídios para a contratação dos serviços, além de serem âncoras de uso dos recursos do PAC para conectividade (R$ 29 bilhões)
  5. Acesso a recursos do BNDES: as operadoras e a NEO querem a revisão e ampliação das atuais linhas de financiamento do BNDES, com estabelecimento de taxas e condições favoráveis para obtenção devempréstimos por pequenos provedores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!