Mais de 50 redes LTE foram lançadas neste ano no mundo, diz GSA

Ao todo, já são 51 redes LTE lançadas neste ano, de acordo com levantamento da associação global de fornecedores móveis GSA divulgado nesta terça-feira, 29. Isso significa que atualmente são 318 operadoras atuando com serviços 4G lançados comercialmente em 111 países. A previsão da entidade é de que o número total de redes LTE cresça para mais de 350 até o final deste ano.

Notícias relacionadas
A frequência de 1.800 MHz (banda 3) continua sendo a mais utilizada, estando presente em 70 países por meio de 144 operadoras. A faixa representa mais de 45% do total de redes LTE e, por isso, é a mais suportada por fabricantes, com 769 dispositivos (ou 40% do total) compatíveis. Em seguida, vem a rede de 2,6 GHz (banda 7), usada em 26,4% das redes comercialmente lançadas. Ambas estão em funcionamento no Brasil, sendo que a de 1.800 MHz é, por enquanto, usada somente pela Nextel no Rio de Janeiro.

A terceira faixa mais usada é a de 800 MHz (banda 20), sendo a mais popular entre as frequências abaixo de 1 GHz. Ela foi lançada comercialmente por 55 operadoras em 33 países, contando com 467 produtos compatíveis no mercado.

A GSA estima que o total de acessos LTE no mundo era de 245,4 milhões ao final de março deste ano. Segundo a Anatel, no mesmo período no Brasil, a quantidade de conexões 4G era de 2,077 milhões. Segundo números da agência referentes a junho, a base já cresceu para 3,270 milhões.

Avanço de novas tecnologias

De acordo com a GSA, 39 redes TDD-LTE foram lançadas em 26 países. Dessas, essa tecnologia de modulação é utilizada de maneira única por 26 teles, enquanto 13 empresas oferecem tanto o modo TDD quanto o FDD.

As redes LTE capazes de suportar picos de 150 Mbps de downlink (para dispositivos compatíveis com a Categoria 4) foram lançadas em "pelo menos 36 países". O LTE-Advanced, por sua vez, está sendo implantado por 69 operadoras. Esses serviços com agregação de portadora foram lançados por 16 operadoras, incluindo quatro delas com redes de Categoria 6, capazes de suportar downlink de 300 Mbps.

O serviço de voz no LTE (VoLTE) está ganhando tração, mas não necessariamente na prática. Segundo a GSA, são 66 operadoras em 35 países "investindo" em "estudos, testes e implantação". No entanto, até o momento, somente dez operadoras em Hong Kong, Japão, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos lançaram o serviço de voz em alta definição. O ecossistema de produtos ainda não é tão abrangente: são 92 modelos de smartphones (incluindo variantes de operadoras e de frequência) com suporte ao VoLTE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!