A Huawei não abre totalmente os números financeiros, mas divulga resultados selecionados e não auditados. Nesta terça, 29, a empresa chinesa divulgou destaques positivos no desempenho de sua área de negócios para usuário final (Consumer Business Group) para a primeira metade deste ano. Segundo ela, o mercado mundial foi abastecido por 64,21 milhões de dispositivos da marca no período, sendo que pouco mais da metade (34,27 milhões) foram de smartphones, o que a companhia afirma ser um aumento anual de 62%.
A fabricante chinesa atribui o crescimento com smartphones ao lançamento de seus aparelhos high-end como o Ascend Mate 2 4G e o Ascend P7. A Huawei afirma que cerca de dois milhões de unidades do P7 foram vendidas em 70 países na Europa, Ásia/Pacífico, Oriente Médio, África e América Latina. Já o Mate 2 não teve número de unidades vendidas divulgado – a empresa apenas afirma que o smartphone "ganhou popularidade em mercados como China, Europa, Sudeste da Ásia e América do Norte".
Somente no segundo trimestre, a Huawei afirma ter abastecido o mercado com um total de 20,56 milhões de smartphones na Ásia, América Latina, Oriente Médio e África, o que seria um crescimento de 85% comparado com o mesmo período de 2013.
O mercado europeu é um dos pontos destacados pela empresa, citando pesquisa da Kantar Worldpanel ComTech, que afirma que nos últimos 12 meses as vendas de smartphones da marca cresceram 123% no bloco formado por Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha. Nos mercados alemão e espanhol, por exemplo, a Huawei afirma deter 3% de participação e espera aumentar para 5% "no futuro próximo".