A BlackBerry anunciou nesta terça, 29, um acordo para comprar a companhia alemã de segurança Secusmart GmbH. A ideia é reforçar o portfólio de soluções de proteção da fabricante canadense de smartphones com os serviços da empresa europeia de criptografia para transações de voz e de dados e tecnologia contra violações. Naturalmente, é também uma investida para conseguir uma maior presença nos mercados corporativos e de governo, especialmente diante da ameaça do acordo entre IBM e Apple divulgado na semana passada.
No próprio comunicado de aquisição, a BlackBerry destaca que a transação tem como foco um "compromisso" da empresa com soluções de mobilidade empresarial, reforçando que tem como clientes todos os governos do bloco G7, 16 do bloco G20 e empresas de diversos setores. A companhia ainda ressalta a certificação de "capacidade operacional completa" (FOC, na sigla em inglês) para funcionar nas redes do departamento de defesa dos Estados Unidos.
A BlackBerry e a Secusmart já haviam realizado parcerias. Em 2013, a agência nacional de segurança da informação da Alemanha utilizou a solução SecuSuite para BlackBerry 10 para comunicações confidenciais entre autoridades de alto escalão. Smartphones com o sistema operacional e a plataforma de segurança foram distribuídos para vários órgãos do governo alemão, incluindo ministros e até a chanceler Angela Merkel.
A transação, que não teve o valor revelado, está sujeita a cumprimento de condições e aprovações regulatórias.