Bancada governista no Senado manifesta apoio pela votação do PLC 116 em Plenário

O PL 116/2010, que cria novas regras para o setor de TV por assinatura e para o audiovisual, deu nesta quarta, 29, um passo importante para ser aprovado no Plenário do Senado, mas o governo não conseguiu tudo o que queria, que era garantir a aprovação do pedido de urgência. O avanço foi a apresentação do requerimento para levar o projeto ao Plenário, à mesa do Senado e a subsequente manifestação de voto favorável dos partidos da base, incluindo PT e PMDB, o que na prática sinaliza que assim que o pedido for apreciado ele será aprovado. DEM e PSDB são contrários, mas minoria. No entanto, o requerimento ainda precisa ter a sua votação concluída, o que pode acontecer tão logo a sessão desta quinta, 30, seja aberta às 14 horas. Mas a perspectiva de trancamento da pauta por conta do vencimento do prazo de tramitação da MP sobre os aeroportos da Copa existe e isso pode atrapalhar a votação do requerimento como quer o governo. Daí a pressa para que tudo fosse finalizado nesta quarta, o que não aconteceu. De qualquer maneira, a aprovação do pedido de urgência acontecerá cedo ou tarde.
Vencida a etapa do requerimento de urgência, o projeto deixa de tramitar nas comissões e passará a ser apreciado apenas pelo Plenário do Senado. Nesse momento, será designado um relator, e Eunício Oliveira e Walter Pinheiro são os candidatos naturais, um por já ter a relatoria na CCJ e outro por ser o provável relator na CCT. O relator apresentará então seu voto e serão apreciadas as emendas. Começa então a disputa natural de um processo de votação no Plenário, com a oposição, que é minoria, podendo utilizar medidas protelatórias, como obstrução das votações, se julgar que a briga vale a pena, ou tentando arregimentar votos contrários na base aliada, impondo uma derrota ao governo. Com tudo isso, tanto o cenário de uma rápida aprovação no plenário é possível, com um esforço conjunto da base governista, quanto é possível que a votação se arraste por mais algum tempo em um cenário político mais complicado. Nada está definido.
Concretamente, existe apenas a orientação explícita da presidência da República para que sua base vote o projeto o quanto antes. E estão trabalhando por isso não apenas o Ministério das Comunicações, mas também o Ministério da Cultura e Ancine, que enfrentaram o corpo-a-corpo com os senadores nesta quarta para convencê-los da importância do projeto.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!