Roost moderniza infraestrutura de rede da Unesp com Wi-Fi 6 e nuvem

Imagem: Divulgação/Unesp

Estudantes e docentes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) começaram a experimentar uma Internet melhorada na instituição. Isso porque a Roots e a Extreme Network se uniram para modernizar a infraestrutura de rede da universidade, incluindo acesso à cobertura Wi-Fi 6 de "alta velocidade e baixa latência em cada campus", segundo as empresas.

Ainda de acordo com a Roots e a Extreme, os 34 campus da Unesp em todo o estado de São Paulo estão sendo atualizados para o Wi-Fi 6 e a universidade passa a gerenciar toda a rede por meio da ExtremeCloud IQ. É por essa plataforma que a equipe de TI da Unesp vai organizar o acesso Wi-Fi de alunos e funcionários. 

Em nota, o coordenador de Infraestrutura Computacional e Comunicação da Unesp, Marcos Venicius, disse que a nova rede aumentará a eficiência operacional e o desempenho da equipe de TI da instituição. "Somos a primeira universidade pública a migrar 100% para a nuvem com gerenciamento único. Estamos muito animados com esse pioneirismo. Temos muitas ideias para desenvolver aplicativos de IoT e criar um smart campus", acrescentou o coordenador.

Notícias relacionadas

"Com o Wi-Fi 6, poderemos ampliar nossa plataforma de ensino para incluir os melhores currículos da categoria e reduzir a frustração que tínhamos anteriormente com uma rede não tão boa", disse o coordenador. 

Segundo a Roots, muitos dos campus da Unesp eram anteriormente universidades independentes, com infraestruturas próprias de rede. Ou seja, não havia nenhum padrão entre as instituições. Segundo as empresas, a nova rede vai unificar o campus da Unesp e padronizará as práticas relacionadas ao acesso e à segurança da rede. A promessa é de que a modernização garanta que alunos tenham experiências melhores e mais consistentes, independentemente do campus que visitarem.

A Roost também forneceu treinamento para as equipes de TI, de modo que esses times possam continuar otimizando as operações de rede e tomando decisões estratégicas e orientadas por dados com base na atividade da rede. "A conectividade deixou de ser algo importante para se transformar em algo essencial para as organizações e para a sociedade de forma geral. Estamos felizes em fazer parte dessa nova era da universidade estadual paulista", disse o managing director da Roost, Eliezer Silveira Filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!