Regulamentação leve para a Internet volta a ser preocupação de operadores dos EUA

Como era de se esperar depois de tantas mudança no ambiente regulatório referente à neutralidade de rede e à Internet nos Estados Unidos desde o final do ano passado, a NCTA Cable 2014, principal evento de TV por assinatura e banda larga dos EUA, que acontece esta semana em Los Angeles, voltou a ter o tema como centro das atenções. O curioso é que vemos de volta um debate travado em 2009: o governo (especificamente a FCC, a agência reguladora norte-americana) deve tratar de forma pesada ou leve o ambiente da Internet? As regras devem ser tão rigorosas quanto são para serviços essenciais, como telefonia fixa, energia e transportes? A visão da NCTA, que representa os operadores de cabo dos EUA (que também são os maiores provedores de banda larga) foi enfática no pedido de uma regulamentação.

Notícias relacionadas
Michael Powell, presidente da NCTA, lembrou que a importância da Internet na vida das pessoas muitas vezes alimenta um debate quente se as redes devem ser reguladas como um serviço público. Mas ele mesmo pontuou que nos mercados em que isso acontece, há hoje uma deficiência de infraestrutura muito maior do que a que eventualmente possa existir na banda larga.

"Concordo que seja uma leitura tentadora (regular a Internet como serviço essencial), mas cada vez que vemos uma das 300 faltas de energia de grande escala que acontecem todos os anos nos EUA, uma estrada com buracos ou falta de água em grandes cidades, devemos pensar duas vezes". Segundo Powell, esses mercados simplesmente não têm a capacidade de investir e inovar sem a ajuda do governo como o mercado de banda larga tem.

Powell lembra que essa vantagem que os provedores de banda larga têm sobre os serviços públicos por sua agilidade em investimentos não deve ser suficiente para que o mercado esteja protegido de regulamentações mais duras. "Temos que fazer a nossa parte e não ficarmos apenas sentados observando.

"Precisamos continuar a entregar uma Internet aberta e rápida, com bons preços, boa cobertura e bom atendimento. Temos que pensar no bem público", disse Powell.

Durante a Cable 2014, que acontece esta semana, Tom Wheeler, presidente da FCC, deve fazer sua primeira aparição pública depois de informações não confirmadas de que estaria planejando uma regulamentação bastante flexível e pró-mercado para a Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!