Entre março de 2013, quando a On Telecom começou a vender seu serviço de banda larga com uma rede de 4G (LTE) em Itatiba/SP, e março deste ano, a base de assinantes de banda larga na referida cidade aumentou 40%. No mesmo período, a base de assinantes desse tipo de serviço no estado de São Paulo aumentou 20%. Segundo Farès Nassar, presidente da On Telecom, 80% dos novos usuários de banda larga de Itatiba são da On. Ou seja: a empresa contribuiu de maneira significativa para o aumento da penetração do serviço no município.
"Itatiba foi escolhida por ser uma cidade próxima de São Paulo e Campinas e por ser meio isolada. Queríamos ver como nossa oferta se comportaria nesse ambiente", disse Nassar. "Por sermos pequenos, podemos escolher em qual mercado vamos atuar. Optamos por aqueles ainda mal atendidos e que, portanto, tinham maior potencial. Não competimos com ADSL ou cabo: tem espaço para todo mundo. Queremos levar o Brasil a patamares de penetração de 20% a 25% de banda larga, que é similar a países do Leste Europeu com PIB per capita próximo ao brasileiro", disse o executivo, em palestra no LTE Latin America, evento realizado nesta terça-feira, 29, no Rio de Janeiro.
A rede da On utiliza o padrão TD-LTE. Em seu planejamento, a empresa trabalha com um número máximo de 500 usuários simultâneos por célula, para não sobrecarregar e degradar o serviço. A empresa aloca três vezes mais espectro para o downstream que para o upstream.