SES e Intelsat confirmam início de conversas para possível combinação de negócios

Foto: Divulgação

A SES confirmou oficialmente o início de negociações preliminares com a sua principal concorrente no mercado internacional de satélites, a Intelsat, para uma possível fusão. Segundo o curto comunicado da empresa, "em resposta aos rumores de mercado, a SES S/A confirma que a empresa iniciou discussões relativas a uma possível combinação com a Intelsat. Nesse momento, não há certeza que a transação irá se materializar. O conselho da SES segue plenamente comprometido em agir no melhor interesse da SES e de seus acionistas". 

O "rumor" sobre uma possível fusão existe desde o ano passado e nunca foi formalmente desmentido. Ao contrário, as duas companhias, em diversas ocasiões, manifestaram que a concentração no mercado de satélites seria uma possibilidade e que todas as opções estavam na mesa. Apesar das conversas iniciadas agora, recentemente a Intelsat anunciou uma cooperação com a Eutelsat e com a OneWeb para exploração de capacidade combinada.

Juntas, SES e Intelsat seriam de longe a maior operadora de satélites geoestacionários, com mais de 110 satélites em órbita geoestacionária e mais a constelação O3b de satélites de órbita média. Certamente seria uma operação com grandes desafios regulatórios para ser aprovada, pela concentração de mercado e quantidade de espectro e posições orbitais envolvidas, mas por outro lado é uma resposta a uma crescente ameaça aos sistemas tradicionais de satélite por provedores entrantes, como Starlink, que com constelações de órbita baixa e modelos muito mais agressivos de preço e subsídio de equipamentos, estão rapidamente ganhando espaço.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!