Negócios podem atingir 1,9 bilhão de euros na Europa neste ano

As oportunidades de negócios com a plataforma IPTV na Europa são estimadas em 1,9 bilhão de euros em 2008, valor que poderá chegar a 5,7 bilhões de euros em 2013. A informação é de Jan Ten Sythoff, gerente da Pyramid Research (EMEA – Europa, Oriente Médio e África), que participou de um seminário internacional on-line sobre o tema nesta quinta-feira, 28. Dados da empresa, que divulgou extensa pesquisa sobre IPTV, indicam que, quando se fala de crescimento das plataformas, a tecnologia está no topo da lista, seguida por VoIP, transmissão de dados por telefonia móvel, banda larga fixa e telefonia celular, nesta ordem.
A Pyramid identificou também a receita para o crescente interesse em IPTV: uma combinação de preços atrativos com uma velocidade cada vez maior de banda larga, além de novas características (como a interatividade) e a inovação. A ampliação da adoção de fibra óptica é outro dos fatores apontados: foram investidos 1,5 bilhão de libras neste tipo de infra-estrutura no Reino Unido. Na Alemanha, a banda larga está presente em 42% das casas, mas a IPTV chegava apenas em 0,3% delas. "O conteúdo único oferecido via IPTV e os atributos de interatividade estão atraindo usuários até mesmo do competitivo mercado de TV paga", afirmou Sythoff.

Potencial de crescimento

Notícias relacionadas

Na comparação com os demais países, no entanto, a IPTV dispara na frente na França, chegando a 14,5% das casas, apenas em 2007. Embora a banda larga tenha um índice de presença que alcança 72% dos domicílios nos Países Baixos, também em 2007, a penetração da plataforma IPTV chega a somente 3,9%.
A Pyramid Research confirma o potencial de crescimento do mercado de IPTV: a receita gerada em 2007 na Europa equivale a 7% do total das receitas das operadoras de telefonia fixa. O que o mercado se pergunta é o que os players têm feito para obter resultados tão positivos. "Oferecem mais por menos, mais conteúdo, inovação e pacotes com descontos", opina Sythoff. Na França, por exemplo, os pacotes dos três principais players de IPTV – Free, Orange e N9UF – têm o mesmo preço: 29,90 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!