Horário nobre da internet móvel é das 20h00 à 0h00, aponta Opera

Em maio, o navegador Opera Mini, que domina o mercado de browsers para celular, registrou 61,4 milhões de usuários, 4,2% a mais que no mês anterior e 142% maior que o número de usuários únicos no mesmo período de 2009. Os servidores do Opera Mini comprimiram mais de 28,3 bilhões de páginas de internet no último mês, 193,8% a mais que em maio de 2009, o que gerou mais de 433 milhões de MB de dados trafegados nas redes das operadoras em todo o mundo. De acordo com estimativas da Opera, considerando compressão de até 90% das páginas de internet, o volume de dados acessados em maio ultrapassou 4 petabytes.
No topo do ranking de usuários do Opera Mini está a Indonésia, com média de 676 page views e 6 MB de dados transferidos por usuário; seguida por Rússia (477 page views e 9 MB), Índia (390 page views e 8 MB), China (224 page views e 3 MB), Nigéria (409 page views e 6 MB), Ucrânia (665 page views e 12 MB), África do Sul (387 page views e 5 MB), Estados Unidos (233 page views e 6 MB), Vietnã (196 page views e 6 MB) e Reino Unido (280 page views e 6 MB).
O levantamento mensal da Opera aponta ainda que o horário de pico de acesso à internet móvel independe de fatores econômicos, culturais ou de localização, concentrando-se no período noturno, das 20h00 à meia-noite. Ressalva feita apenas à China e ao Reino Unido, cujos usuários tendem a acessar à internet durante o dia e à noite na mesma medida.

Notícias relacionadas
América Latina
O "State of the Mobile Web Report" divulgou também dados referentes ao uso do Opera Mini na América Latina. O Brasil lidera no uso do browser na região com 153 page views e 4 MB por usuário; seguido por México (151 page views e 4 MB), Argentina (251 page views e 5 MB), Venezuela (245 page views e 4 MB), Chile (266 page views e 5 MB), Colômbia (154 page views e 3 MB), Peru (222 page views e 4 MB), Costa Rica (426 page views e 12 MB), Equador (285 page views e 5 MB) e Honduras (213 page views e 5 MB).
Em maio, o número page views nos dez países de maior número de usuários do Opera Mini na região teve crescimento anual de 214%, o número de usuários únicos aumentou 195% e o volume de dados trafegados subiu 234%.
De modo geral, os sites mais acessados na América Latina são Google, Facebook, Live (Microsoft) e YouTube. A maior audiência regional é o Google, listado como o site mais acessado em todos os dez países, seguido pelo Facebook, o Segundo no ranking em 8 dos 10 países.
No Brasil, em específico, o segundo lugar em número de acessos é o Orkut, rede social da Google; e o Facebook sequer aparece na lista dos dez mais. No ranking brasileiro, a Globo.com aparece em terceiro lugar entre os mais acessados pelo Opera Mini, seguido na ordem pelo YouTube, Live, Terra, My.Opera.com, UOL, Twitter e 4Shared.
Ainda de acordo com o relatório, handsets Nokia e Sony Ericsson são os preferidos dos usuários do Opera Mini na América Latina, mas os acessos realizados por iPhones já começam a impactar a estatísticas e o aparelho da Apple já aparece entre os cinco dos aparelhos mais usados em pelo menos 9 dos 10 países com mais clients do Opera Mini instalados. Vale lembrar que o aplicativo para iPhone foi disponibilizado na App Store apenas em abril desde ano.
No Brasil, iPhone é o segundo handset mais utilizado, atrás apenas do Sony Ericsson W800. Os demais aparelhos na lista brasileira são todos Nokia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!