Maturidade tecnológica de empresas avança, aponta índice da Oi Soluções e IDC

Marcelo Leite, da Oi Soluções

Índice de maturidade digital em empresas da Oi Soluções em parceria com a consultoria IDC Brasil, o Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI) teve nova edição publicada apontando avanço das companhias brasileiras em quesitos como cibersegurança e modernização de infraestrutura.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 28, pelo braço da Oi para o segmento B2B. A nota geral de 52,1 pontos (de 100 possíveis) superou a obtida pelas empresas na primeira edição do estudo, realizada em 2021 (48 pontos). Cerca de 200 companhias com 250 funcionários ou mais foram ouvidas pela IDC no segundo semestre do ano passado.

Os avanços foram distribuídos nos pilares utilizados para definição da nota: segurança da informação, modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios (veja maiores detalhes na imagem abaixo). Ainda assim, o resultado geral ainda evidenciou um certo descompasso entre o consumo de tecnologia e a efetiva transformação dos negócios a partir dos recursos, segundo o diretor de pesquisa e consultoria de telecomunicações da IDC Brasil, Luciano Saboia.

Notícias relacionadas

Já o vice-presidente da Oi e head da Oi Soluções, Marcelo Leite, destacou o avanço mesmo que em "cenário de empresas pegas de surpresa pela pandemia e tentando se adaptar a novas realidades", como home office, trabalho híbrido e descentralização da TI. O executivo também anunciou a disponibilização do INEXTI em ferramenta para autoavaliação por parte de empresas.

Segurança

No campo da segurança, a IDC Brasil notou o destaque ganho pelo tema e o surgimento do diretor de segurança da informação (CISO) em muitas corporações. Ainda assim, boa parte das entrevistadas ainda teriam a TI pulverizada internamente, sendo que em apenas 21% delas o principal executivo da área se reportava diretamente ao CEO.

"A segurança da informação ainda é um tema que não tem a mesma relevância que outras áreas", apontou Luciano Saboia, notando necessidade de novas melhorias. Entre aspectos já no horizonte das empresas estão a busca por atividades consultivas em áreas como serviços gerenciados de detecção e resposta ou adequação à LGPD.

No caso da modernização de TI, foi apontada uma alta na adoção da cloud – inclusive no conceito de multicloud, agregando nuvens privadas e públicas. O data center próprio ainda é modelo de infraestrutura prevalente em 85% das entrevistadas, mas a nuvem pública passou de 27% para 45% e a privada, de 31% para 46% entre as edições do INEXTI.

Entretanto, a conectividade com a nuvem surge como principal desafio para 39% das respondentes, seguida da difícil previsibilidade de custos e de resistências culturais. A pesquisa também constatou que as estratégias atuais de nuvem passam sobretudo por serviços como backup, disaster recovery e banco de dados, enquanto outras aplicações "transformadoras" como Internet das Coisas, machine learning e inteligência artificial ainda ocupam papel secundário.

O INEXTI também avaliou o papel da TI como habilitador de negócios. Entre as empresas ouvidas na pesquisa, 57% já contam com indicadores baseados em TI voltados ao ramo de atuação, ao passo que 72% repassam custos de TI para áreas usuárias internamente.

1 COMENTÁRIO

  1. A publicação da nova edição do Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI) da Oi Soluções em parceria com a consultoria IDC Brasil é um passo importante para acompanhar a evolução tecnológica das empresas brasileiras. A nota geral de 52,1 pontos foi superior à obtida na primeira edição do estudo, indicando um avanço significativo nesses quesitos.

    A modernização da infraestrutura e a preocupação com a cibersegurança das empresas brasileiras são fatores cada vez mais importantes para o sucesso e competitividade das companhias no mercado. O INEXTI facilita a compreensão dos níveis de maturidade digital das empresas, permitindo que elas possam planejar ações para melhorar seus processos e se manterem competitivas no mercado.

    Além disso, a Oi Soluções também oferece diversos serviços para apoiar as empresas na modernização de suas infraestruturas. Esses serviços incluem serviços de consultoria, suporte técnico, gerenciamento de projetos e soluções de infraestrutura. Esses serviços podem ajudar as empresas a alcançar melhores resultados ao seguir as melhores práticas de tecnologia e inovação.

    Portanto, com a publicação do novo INEXTI, é possível acompanhar o avanço das empresas brasileiras em termos de maturidade digital. Isso nos ajuda a entender como as empresas estão se preparando para o futuro e o que precisam fazer para melhorar seus processos e se manterem competitivas. Além disso, a Oi Soluções oferece serviços para apoiar as empresas na modernização de suas infraestruturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!