Qualcomm levará conectividade satelital para Motorola e mais cinco fabricantes

Foto: Pixabay

[Publicado originalmente no Mobile Time] A Qualcomm apresentou uma série de novidades e acordos em conectividade, setor automotivo e realidade estendida (XR) durante a MWC 2023 realizada em Barcelona, Espanha.

A principal novidade em conectividade é a parceria da companhia com fabricantes de handsets para habilitar conectividade via satélite em celulares. Participam do acordo Honor, Motorola, Nothing, OPPO, vivo e Xiaomi.

O anúncio do acordo entre Qualcomm e as seis fabricantes vem um mês após o lançamento do Snapdragon Satellite, uma tecnologia da Qualcomm com satélites de baixa órbita da Iridium que permitem a comunicação de emergência (SMS e outras plataformas de mensageria) com cobertura global via banda L.

Notícias relacionadas

Em conectividade, a Qualcomm ainda fechou acordos com:

  • NEC para acelerar a comercialização de Open RAN;
  • Dell também em RAN aberto, mas para melhorar a entregar e desenho de redes;
  • com Schneider Electric e Capgemini para acelerar a automação industrial baseada em redes 5G privativas;
  • Mavenir para eficiência de energia em rádios de Massive Mimo por meio de inteligência artificial;
  • e com a Viettel para auxiliar no avanço da infraestrutura 5G.

iSIM

Outra novidade é uma parceria com a Thales para lançar o iSIM, uma evolução do eSIM. Por meio de certificação da GSMA, a relação entre as duas empresas tem como fruto a possibilidade de uso do iSIM nas plataformas móveis Snapdragon 8 Gen 2.

Diferentemente do eSIM, o novo padrão possibilita redução de espaço e de custos de fabricação, ao mesmo tempo que mantém a segurança do dispositivo. Vale lembrar que, segundo análise da Kaleido de 2022, o iSIM deve ter 300 milhões de remessas em 2027, 19% do mercado eSIM.

Não há previsão de lançamento de celular com o iSIM.

XR

Além de novos devices apresentados por Xiaomi (Wireless AR Glass Discovery Edition) e OnePlus (OnePlus 11 5G smartphone) preparados para o ecossistema de realidade estendida Qualcomm Spaces, a empresa norte-americana também apresentou acordo plurianual com oito operadoras: China Mobile; Deutsche Telekom; KDDI; NTT; T-Mobile; Telefónica; e Vodafone.

As empresas de telecom estão usando os dispositivos de referência para analisar padrões e compatibilidade da tecnologia com intuito de melhorar as tecnologias e lançar programas regionais de incentivo ao setor.

Automobilística

No segmento de veículos, a fornecedora apresentou o modem Snapdragon Auto Modem de segunda geração. Desenvolvido para trazer conectividade aos carros, o chip chega apto ao release 16 do 3GPP e 200 MHz de capacidade de rede para ter conectividade de baixa latência, suporte para ligações de emergência e comunicações via satélite, além de roteamento de até 1 Gbps no veículo.

O modem já está disponível para a realização de testes em empresas automobilísticas e os primeiros veículos com o novo Snapdragon Auto Modem devem ser lançados até o final de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!