Diário multimídia da Vivo deve crescer 30% este ano

O Moblog da Vivo, diário multimídia que permite a postagem de textos e fotos e imagens online, deverá ter crescimento de 30% em sua base ativa até o final deste ano. A evolução pode parecer pequena diante do crescimento acelerado a partir do final de 2006.

O serviço foi lançado em agosto de 2005 e atingiu 100 mil bloggers em outubro de 2006; em dezembro já somavam 200 mil. Hoje, são 230 mil bloggers, dos quais 38% incluem uma nova publicação de foto ou informação ao menos uma vez por semana. Além disso, são criados 510 novos blogs por dia. Acontece que a cada 75 dias, em média, a operadora faz a limpeza da base, retirando os usuários inativos. Este prazo será reduzido, eliminando-se mais rapidamente os inativos. Desta forma cairá o número de bloggers, dando a impressão de que o crescimento é menor, explica a gerente de produto sênior da Vivo, Joana Moser.

O potencial de crescimento do serviço, entretanto, é grande, pois pode ser adotado pelos 6 milhões de usuários que enviam foto torpedo pela rede da tele. Os usuários estão concentrados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A maioria está na faixa de 18 a 23 anos, diz Joana.

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Qualquer aparelho com recurso de SMS, MMS e WAP pode acessar o Moblog, o que garante um público que muitas vezes não tem outro tipo de acesso digital. O usuário pode publicar e editar o serviço via WAP. Segundo o diretor de produtos e serviços da Vivo, Alexandre Fernandes, entre as fotos postadas, 64% são enviadas via MMS e o restante por internet. No caso de textos, 58% são torpedos SMS, 40% por WAP e 2% via MMS.
Apesar de ser abastecido via celular, o serviço também pode ser acessado pela internet. A operadora promete novidades para os próximos meses. Entre elas possivelmente um recurso para restringir o acesso a pagina do usuário.

Atualmente, qualquer visitante pode acessar as informações e imagens, sendo que o dono da página pode apenas bloquear a inclusão de comentário, se desejar.

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