A Intelsat lançou com sucesso na noite da quarta-feira, 27, a partir da Guiana Francesa, o foguete Ariane 5 com o satélite Intelsat 29e. Fabricado pela Boeing, o satélite é o primeiro da operadora com tecnologia de feixes amplos (wide beams) e direcionados (spot beams) com reutilização de frequência, o que promete alto desempenho em banda C e Ku. O artefato deverá levar cobertura para Américas e o Atlântico Norte na posição 310ºE, substituindo o Intelsat IR.
Segundo a companhia, a tecnologia aplicada no Intelsat 29e, batizada de EpicNG, permite maior segurança, flexibilidade operacional e modulação do uso de capacidade de transmissão em regiões, de acordo com a demanda. A plataforma foi pensada para aplicações como Internet das Coisas (IoT), infraestrutura de backhaul sem fio, serviços militares (aeronáutica e marítima) e serviços governamentais.
A operadora pretende lançar no terceiro trimestre do ano o Intelsat 33e, que deverá atender as regiões da Europa, África, Oriente Médio e Ásia. O lançamento também será com um foguete da Arianespace.