O mercado de TV por assinatura no Brasil fechou dezembro, segundo dados da Anatel, com 16,188 milhões de assinantes. Trata-se de um crescimento anual de 27% em relação aos dados de 2011. Houve uma leve desaceleração em relação ao crescimento de 30,45% registrado em 2011.
A Sky foi a operadora que individualmente mais cresceu em números absolutos no ano, chegando a 5,039 milhões de clientes (crescimento de 32,7%). A Net chegou a 5,376 milhões de assinantes, e a Claro TV bateu dezembro com 3,118 milhões. Ao todo, o grupo econômico Net/Embratel encerrou o ano com quase 8,5 milhões de assinantes de TV, crescimento de 21,4% em relação a 2011.
A Oi mais que dobrou sua base (crescimento de 113, 2%) e fechou dezembro com 748,8 mil clientes; enquanto a Telefônica praticamente não cresceu (0,9% de aumento), encerrando 2012 com 594,9 mil assinantes. A GVT, por sua vez, saiu dos 32,1 mil clientes em sua recém-lançada operação de TV por assinatura em 2011 para 425,6 mil clientes em 2012.