Ediouro e Smashwords firmam parceria para distribuição de e-books

A editora Ediouro, através de sua subsidiária Singular, firmou parceria com a norte-americana Smashwords para a distribuição de livros digitais (e-books). A Smashwords tem uma plataforma que permite a qualquer pessoa publicar um livro digital e distribuí-lo em diversas lojas internacionais de e-books, como a iBookstore, Barnes & Noble e, dentro de poucas semanas, a Amazon. Para tanto, basta enviar o arquivo em Word, seguindo certas especificações prévias, e a plataforma da Smashwords se encarrega de realizar as adaptações para os diferentes formatos de e-books. Os autores recebem 85% da receita líquida obtida pela empresa com a venda dos livros.
Atualmente, a Smashwords tem 20 mil títulos de 18,5 mil autores diferentes, a grande maioria em inglês. "Publicamos em média 2,5 mil novos livros/mês. Até o final do ano teremos um catálogo de 25 mil títulos. Em 2011, alcançaremos algo entre 50 e 75 mil", informa Mark Coker, fundador da Smashwords, em visita ao Brasil esta semana. A quantidade mensal de downloads ainda não é divulgada.
A primeira ação da parceria com a Singular será a disponibilização do catálogo da Smashwords nos canais brasileiros de venda de livros digitais. Isso deve acontecer dentro de um mês. O passo seguinte será levar o catálogo da Singular de e-books para a venda internacional através da Smashwords. Os títulos poderão ser vendidos em português mesmo. Se o autor preferir, a Singular oferecerá o serviço de tradução para o inglês, em um modelo comercial ainda não definido, explica Newton Neto, diretor da Singular. Em vez de cobrar um preço por lauda pela tradução, a empresa avalia a possibilidade de oferecer o serviço em troca de uma participação um pouco maior na receita com as vendas.

Notícias relacionadas
Existe a ideia também de se disponibilizar a plataforma de publicação de autores independentes da Smashwords no Brasil, em português. Porém, ainda não há uma data certa para que isso aconteça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!