A editora Ediouro, através de sua subsidiária Singular, firmou parceria com a norte-americana Smashwords para a distribuição de livros digitais (e-books). A Smashwords tem uma plataforma que permite a qualquer pessoa publicar um livro digital e distribuí-lo em diversas lojas internacionais de e-books, como a iBookstore, Barnes & Noble e, dentro de poucas semanas, a Amazon. Para tanto, basta enviar o arquivo em Word, seguindo certas especificações prévias, e a plataforma da Smashwords se encarrega de realizar as adaptações para os diferentes formatos de e-books. Os autores recebem 85% da receita líquida obtida pela empresa com a venda dos livros.
Atualmente, a Smashwords tem 20 mil títulos de 18,5 mil autores diferentes, a grande maioria em inglês. "Publicamos em média 2,5 mil novos livros/mês. Até o final do ano teremos um catálogo de 25 mil títulos. Em 2011, alcançaremos algo entre 50 e 75 mil", informa Mark Coker, fundador da Smashwords, em visita ao Brasil esta semana. A quantidade mensal de downloads ainda não é divulgada.
A primeira ação da parceria com a Singular será a disponibilização do catálogo da Smashwords nos canais brasileiros de venda de livros digitais. Isso deve acontecer dentro de um mês. O passo seguinte será levar o catálogo da Singular de e-books para a venda internacional através da Smashwords. Os títulos poderão ser vendidos em português mesmo. Se o autor preferir, a Singular oferecerá o serviço de tradução para o inglês, em um modelo comercial ainda não definido, explica Newton Neto, diretor da Singular. Em vez de cobrar um preço por lauda pela tradução, a empresa avalia a possibilidade de oferecer o serviço em troca de uma participação um pouco maior na receita com as vendas.
Serviços móveis