WAC nasce como organização sem fins lucrativos e escolhe CEO

A Wholesale Application Community (WAC), aliança formada por 24 operadoras móveis do mundo inteiro com o objetivo de desenvolver uma plataforma comum para venda de aplicativos, anunciou nesta terça-feira, 27, o seu nascimento enquanto instituição legalmente reconhecida. A WAC passa a ser agora uma entidade estruturada, com CEO e conselho de administração, mas sem fins lucrativos. Sua operação será sustentada por uma pequena taxa recebida pelas vendas futuras de aplicativos móveis através de sua plataforma. Foi anunciada também uma joint-venture com o Joint Innovation lab (JIL), entidade similar composta pelas operadoras China Mobile, Softbank, Vodafone e Verizon Wireless.
O primeiro CEO da WAC será o executivo Peters Suh, oriundo da Vodafone e que até então ocupava a presidência do JIL. O chairman será Michel Combes, atual presidente da Vodafone para Europa.
Modelo de negócios

Notícias relacionadas
A WAC divulgou os primeiros detalhes sobre seu modelo de negócios e suas especificações técnicas. Inicialmente, será criada uma plataforma única mundial para a venda de widgets. Suas especificações seguirão critérios do World Wide Web Consortium (W3C) e serão divulgadas em novembro, junto com um primeiro software development kit (SDK). No futuro, a WAC permitirá vendas dentro de aplicativos, propaganda e o uso de funcionalidades adicionais da rede, como localização.
Os desenvolvedores terão liberdade para definir o preço dos aplicativos. Estes serão vendidos pelas lojas white label das operadoras parceiras da WAC. Cada operadora terá autonomia para definir seu revenue share com os desenvolvedores. A cobrança para o consumidor final será feita através da conta telefônica.
O principal atrativo para desenvolvedores será a possibilidade de criar aplicativos que terão distribuição mundial, acessíveis por usuários com aparelhos de diversos fabricantes e com chips de variadas operadoras.
Do lado das teles, a criação da WAC é uma tentativa de evitar a tendência de se tornarem meros canos para transporte de dados. Essa plataforma única mundial para distribuição de aplicativos no atacado é também uma resposta ao fortalecimento de lojas direcionadas a celulares ou sistemas operacionais específicos, como a App Store da Apple e o Android Market, da Google.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!