Vivo Ventures investe US$ 5 milhões na CRMBonus, de Alexandre Zolko

Da esquerda para a direita, os 3 sócios fundadores da CRMBonus: Luiz Fernando Guedes, Alexandre Zolko e Eduardo Vieira, mais o CFO Guilherme Cervieri - Foto: Divulgação

O Vivo Ventures, o veículo de Corporate Venture Capital (CVC) da Vivo, acaba de anunciar ao mercado o investimento de US$ 5 milhões (cerca de R$ 27,5 milhões) na plataforma CRMBonus, para participação minoritária na plataforma de relacionamento entre usuários e empresas. 

Os recursos se somam a outros US$ 5 milhões investidos pela Industry Ventures, uma gestora de São Francisco (Estados Unidos) com US$ 5 bilhões sob gestão. Assim, o total captado pela startup agora chega a US$ 10 milhões (R$ 55 milhões).

O round anunciado nesta quinta-feira se trata de uma extensão da Série B de R$ 400 milhões, realizada pela CRMBonus em maio. Na época, a operação foi liderada pela Bond Capital – a gestora de São Francisco fundada por Mary Meeker – e contou com a participação da Valor Capital – do ex-SoftBank Paulo Passoni -, entre outros investidores.

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Na ocasião, o movimento avaliou a startup em R$ 2,2 bilhões, mais do que o dobro da rodada anterior (R$ 1 bi).

Fundada por Alexandre Zolko em 2018, a CRM Bonus utiliza Inteligência Artificial (IA) para ampliar o relacionamento entre empresas e usuários com foco em giftback. No mercado, Zolko é conhecido como o empreendedor por trás da criação de empresas como a MyShoes, marca de calçados comprada pela Arezzo&Co em 2021, e a rede de academias Fit2You, entre outras startups.

Relação comercial

Desde o início do ano, a Vivo oferta a solução Vale Bonus, da CRM, a seus clientes. Com ela, os usuários utilizam uma espécie de moeda virtual no aplicativo da parceira para pagar por produtos e serviços de outras marcas. O movimento do CVC da tele, portanto, aprofunda o relacionamento entre as partes.

Agora, a expectativa é desenvolver novas estratégias para a retenção e engajamento para os mais de 113 milhões de clientes da Vivo, dos quais mais de 99 milhões são oriundos de acessos móveis. Um exemplo é a oferta de produtos da operadora no app Vale Bonus. 

"Esse investimento é uma alavanca para posicionar a Vivo em um outro patamar quando pensamos na relação com nossos clientes e na proposta de valor que queremos oferecer para eles. À medida que a proximidade entre a Vivo e a CRMBonus se intensifica, poderemos construir juntos novas possibilidades", afirma Rodrigo Gruner, diretor-executivo de inovação, novos negócios e consumer electronics da Vivo, em comunicado.

Na CRMBonus, a expectativa é chegar a dezembro com uma receita em torno de R$ 240 milhões, 10 vezes mais sobre o período do primeiro aporte, em 2021. Entre os clientes atendidos pela startup estão Adidas, Azul, Leroy Merlin e Kopenhagen. A empresa tem hoje um quadro com 350 funcionários e planeja elevar isso para cerca de 500 até o fim de 2024.

"Vamos investir os novos recursos para acelerar nossa expansão e consolidar a CRMBonus como a principal alternativa de solução de crescimento ao modelo das big techs. Estamos embarcando cada vez mais Inteligência Artificial em nossas soluções que, junto do nosso ecossistema de dados, multiplicam a efetividade de nossos produtos", diz Zolko. 

O movimento se trata da quinta investida do Vivo Ventures, CVC estruturado em abril de 2022 com apetite de R$ 320 milhões para encontrar startups na fase de growth (Séries A e B) que tenham sinergias com os negócios da Vivo. Até agora, cerca de 29% do capital alocado no fundo foi desembolsado. 

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