Impulsionado por receita de dados, lucro da TIM cresce 30% ao ano

Aquela TIM estrategicamente focada em serviços de voz, na contra-mão do mundo móvel, está dando espaço a uma operadora cada vez mais voltada para os serviços de dados. A prova inconteste veio nesta sexta-feira, 27, na divulgação dos resultados trimestrais da companhia no Brasil. O lucro líquido da empresa cresceu 30% e atingiu R$ 276 milhões no primeiro trimestre, com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) 13% superior, de R$ 1,2 bilhão no período.

Notícias relacionadas
Os responsáveis pelo crescimento, nas palavras do presidente da TIM Brasil, Luca Luciani, são a Internet móvel e o aumento da penetração dos smartphones: a receita bruta cresceu 21,5%, totalizando R$ 6,6 bilhões no período (a receita líquida foi de R$ 4,4 bilhões no período, com crescimento de 19%) em grande medida por conta da aceleração dos dados, com um aumento de 56% na comparação ano a ano, atingindo R$ 1 bilhão. Com isso, a receita de dados, pelo terceiro trimestre consecutivo, ultrapassa a de longa distância (R$ 803 milhões). 

Já a penetração de smartphones e tablets na base de usuários, diretamente proporcional ao crescimento dos serviços de dados, em um ano passou de 12,6% para 31%. “O aumento da penetração de smartphones na base tem impulsionado a receita de dados, que se fortalece como o nosso novo motor de crescimento”, diz.

Outro ponto importante para o bom desempenho da TIM no trimestre é a tendência de mercado da crescente substituição das ligações fixas por móveis, o que é excelente para uma operadora sem legado de telefonia fixa.

Infinity

A empresa continua apostando suas fichas em sua oferta pré-paga. Em grande parte por conta do plano Infinity Voz, a operadora se consolidou na segunda posição do ranking das operadoras móveis, com 67,2 milhões de acessos. Desses, 57,6 milhões (ou 85%) são da base pré-paga. O pré-pago também lidera o crescimento de adições líquidas, foram 12 milhões no trimestre (28%), contra quase 2 milhões do pós-pago (25%).

Na comparação ano a ano, o índice de adições líquidas foi de 72%. O destaque ficou por conta da web pós-paga, cujo crescimento de novos acessos foi de 125%; contra 33% da voz-pós; e 74% do pré-pago.

SVA

Com o lançamento do plano de Internet pré-paga (Infinity Web), a quantidade de usuários únicos diários da TIM mais do que dobrou de 1,2 milhão, no primeiro trimestre de 2011, para 2,8 milhões, em igual período deste ano. O plano também estimulou bastante o uso de torpedos, que cresceu dez vezes. Já a voz sainte, que totalizava 13 bilhões de minutos no primeiro trimestre do ano passado, encerrou março de 2012 somando 16,7 bilhões de minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!