Aquela TIM estrategicamente focada em serviços de voz, na contra-mão do mundo móvel, está dando espaço a uma operadora cada vez mais voltada para os serviços de dados. A prova inconteste veio nesta sexta-feira, 27, na divulgação dos resultados trimestrais da companhia no Brasil. O lucro líquido da empresa cresceu 30% e atingiu R$ 276 milhões no primeiro trimestre, com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) 13% superior, de R$ 1,2 bilhão no período.
Os responsáveis pelo crescimento, nas palavras do presidente da TIM Brasil, Luca Luciani, são a Internet móvel e o aumento da penetração dos smartphones: a receita bruta cresceu 21,5%, totalizando R$ 6,6 bilhões no período (a receita líquida foi de R$ 4,4 bilhões no período, com crescimento de 19%) em grande medida por conta da aceleração dos dados, com um aumento de 56% na comparação ano a ano, atingindo R$ 1 bilhão. Com isso, a receita de dados, pelo terceiro trimestre consecutivo, ultrapassa a de longa distância (R$ 803 milhões).
Já a penetração de smartphones e tablets na base de usuários, diretamente proporcional ao crescimento dos serviços de dados, em um ano passou de 12,6% para 31%. “O aumento da penetração de smartphones na base tem impulsionado a receita de dados, que se fortalece como o nosso novo motor de crescimento”, diz.
Outro ponto importante para o bom desempenho da TIM no trimestre é a tendência de mercado da crescente substituição das ligações fixas por móveis, o que é excelente para uma operadora sem legado de telefonia fixa.
Infinity
A empresa continua apostando suas fichas em sua oferta pré-paga. Em grande parte por conta do plano Infinity Voz, a operadora se consolidou na segunda posição do ranking das operadoras móveis, com 67,2 milhões de acessos. Desses, 57,6 milhões (ou 85%) são da base pré-paga. O pré-pago também lidera o crescimento de adições líquidas, foram 12 milhões no trimestre (28%), contra quase 2 milhões do pós-pago (25%).
Na comparação ano a ano, o índice de adições líquidas foi de 72%. O destaque ficou por conta da web pós-paga, cujo crescimento de novos acessos foi de 125%; contra 33% da voz-pós; e 74% do pré-pago.
SVA
Com o lançamento do plano de Internet pré-paga (Infinity Web), a quantidade de usuários únicos diários da TIM mais do que dobrou de 1,2 milhão, no primeiro trimestre de 2011, para 2,8 milhões, em igual período deste ano. O plano também estimulou bastante o uso de torpedos, que cresceu dez vezes. Já a voz sainte, que totalizava 13 bilhões de minutos no primeiro trimestre do ano passado, encerrou março de 2012 somando 16,7 bilhões de minutos.