Siemens cria unidade de telecomunicações para o consumidor final

A Siemens anunciou nesta quarta-feira, 27, que a sua divisão de telecomunicações, Siemens Communications, foi reestruturada e que criará uma empresa separada só para os negócios de consumer business, composta pelos celulares e produtos para voz, dados e multimídia para residências e escritórios, bem como telefones fixos analógicos e digitais com e sem fio e modems DSL.
O objetivo desta medida é tornar a empresa mais ágil e flexível para atender o mercado de consumo. ?Eu estou certo que, logo após essa reorganização, iremos tomar uma segunda decisão envolvendo uma solução com um ou mais parceiros ao longo da cadeia de valor?, afirmou Klaus Kleinfeld, CEO da Siemens, durante a divulgação do balanço da empresa. Segundo Kleinfeld, a marca Siemens no mercado de celulares é muito valiosa e será preservada. ?Nós garantimos aos nossos clientes que os celulares continuarão a ser comercializados sob o nome da Siemens?, afirmou o CEO. Espera-se que a Siemens encontre uma solução para sua unidade móvel nos próximos três meses.

Resultados

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A divisão de comunicações da Siemens apresentou, novamente, resultados negativos. O prejuízo no segundo trimestre deste ano foi de ? 19 milhões, com margem negativa de 0,5%, ante os ? 146 milhões do período correspondente do ano passado, com margem de 3,5%. As vendas declinaram para ? 4 bilhões, ante os ? 4,196 bilhões no ano passado e os novos pedidos totalizaram ? 4,084 bilhões (? 4,402 bilhões no mesmo período do ano passado).
Especificamente quanto aos handsets, a Siemens diz que houve uma baixa demanda por aparelhos. No trimestre, a Siemens vendeu apenas 9,3 milhões de unidades (12,8 milhões no mesmo período do ano passado), o que gerou ? 842 milhões (? 1,2 bilhão no ano passado). Só para comparar, a líder mundial em market share, a Nokia, vendeu 53,8 milhões de aparelhos no mesmo período e a segunda do ranking mundial, a Motorola, vendeu 28,7 milhões de aparelhos.
No segundo trimestre deste ano, conforme o exercício fiscal de 2005 da Siemens, a empresa teve um lucro líquido de ? 781 milhões (? 1,210 bilhão no mesmo período do ano passado). O lucro operacional foi de ? 1,098 bilhão (? 1,076 bilhão no segundo trimestre do ano passado). As vendas totais somaram ? 20,674 bilhões, aumento de 5%, e o faturamento cresceu 4%, com ? 18,563 bilhões. No trimestre, a Siemens, que tem 12 unidades nos mais variados ramos (de energia a equipamentos médicos), investiu ? 3 bilhões em aquisições nas unidades de energia, automação e controle e medicina.

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