Há 780 dispositivos WiFi 6E certificados no mundo

Foto: The Connected Shop/ https://theconnectedshop.com

[Publicado originalmente no Mobile Time] Até o momento 780 dispositivos habilitados a operar com o padrão WiFi 6E já foram certificados pela Wi-Fi Alliance no mundo. São smartphones, roteadores, televisões etc, capazes de acessar uma rede Wi-Fi 6E na faixa de 6 GHz.

A expectativa é de que em 2024 o varejo mundial seja abastecido com 1 bilhão de dispositivos Wi-Fi 6E. Os números foram apresentados pelo presidente da Wi-Fi Alliance, Kevin Robinson, durante o DSA Global Summit 2023, nesta segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro.

Entretanto, os dispositivos ainda custam caro, especialmente os roteadores. Na opinião de Basílio Perez, presidente da Lac-ISP, presente no mesmo evento, os preços atuais restringem a adoção do WiFi 6E a casas de alto padrão. O executivo acredita que a tecnologia vai se popularizar primeiramente no uso outdoor, se órgãos reguladores liberarem a potência padrão para equipamentos WiFi 6E em ambientes externos.

Notícias relacionadas

No seu entendimento, neste caso, a conta fecha, pois um mesmo ponto de acesso servirá a várias pessoas. Só depois disso haverá ganho de escala e queda de preços nos dispositivos residenciais.

Perez pontua que a migração de usuários para Wi-Fi em 6 GHz tende a melhorar a experiência de conectividade nas demais faixas (2,4 GHz e 5 GHz). Ou seja, quem tem dispositivos antigos vai se beneficiar com a chegada do novo padrão.

Até hoje foram vendidos no mundo 42 bilhões de dispositivos WiFi, somando todos os padrões da tecnologia. E há no momento 19,5 bilhões de devices em operação, informa a Wi-Fi Alliance. Anualmente são comercializados 3,8 bilhões de devices WiFi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!