Novos smartphones podem desequilibrar redes das operadoras

Lançamentos de novos smartphones, como os iPhones 5S e 5C, Samsung Galaxy S4, entre diversos outros modelos, são bons para gerar receita e novos clientes para as operadoras, mas podem desequilibrar a rede para outros assinantes. Essa é a conclusão de um estudo da Actix, fornecedora de software para otimização dos serviços móveis das operadoras. Segundo a empresa, as teles precisam gerenciar cuidadosamente os recursos de suas redes para garantir que esses novos dispositivos não impactem negativamente na experiência de outros clientes.

Notícias relacionadas
Cada nova geração de smartphones combinada a novos contratos de telefonia móvel levam a picos de consumo de dados e sinalização de redes. O diretor de marketing global da Actix, Neil Coleman, explica o impacto específico dos iPhones nas redes: "os lançamentos de iPhone geram dezenas de milhares de novos dispositivos sendo ativados nas redes em um período muito curto. A implicação disso para outros assinantes pode ser a redução de capacidade e qualidade do serviço que recebem, levando a reclamações e riscos de churn".

As medições da Actix mostram que os celulares da Apple geram mais da metade do tráfego de dados das redes, mas a pesquisa não menciona em quais redes e em quais países os testes foram feitos. A empresa também mostra que os usuários de iPhones usam 30% mais dados por sessão do que usuários Android, e 80% mais do que usuários BlackBerry.

Para evitar o desequilíbrio da rede, as operadoras precisam fazer o monitoramento pró-ativo e constante do impacto dos dispositivos na qualidade da rede para que consigam fazer ajustes quando necessário.

Os dez dispositivos que mais geram tráfego de dados

1. Apple iPhone 4S

2. Apple iPhone 4

3. Samsung Galaxy SII

4. RIM 9700

5. RIM 9780

6. Samsung Galaxy SIII

7. Apple iPhone 3GS

8. Samsung Galaxy S

9. RIM 9900

10. Apple iPhone 5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!