Número de assinantes de IPTV crescerá 64% em 2008, diz Gartner

Mundialmente o número de assinantes de serviços na plataforma IPTV deve alcançar 19,6 milhões até o final deste ano, com um crescimento de 64%, de acordo com uma pesquisa do Gartner.
A receita mundial com o serviço vai totalizar US$ 4,5 bilhões, com um crescimento de 93,5% comparado ao ano passado. A Europa ocidental lidera o crescimento do número de assinantes e a América do Norte tem a maior receita. O Gartner prevê que mundialmente 1,1% de domicílios usarão IPTV até o final de 2008 com expectativa de crescimento de 2,8% até 2012.
Para o instituto, a grande mudança aconteceu a partir de 2007 com a entrada de novos players e com ofertas para o mercado de vídeo de consumo aumentando a pressão por inovação nessa área. Entre os novos competidores no mercado de portais, o instituto cita o YouTube e o Joost, além de redes sociais como o MySpace e Facebook e broadcaster como o iPlayer, da BBC, e o Hulu, da NBC.

Notícias relacionadas
Depois de 2008 a ênfase das operadoras de IPTV será disseminar o serviço e prover soluções via cabo e por satélite. No futuro, principalmente em mercados emergentes, haverá ênfase em inovação e diferenciação dos serviços de TV paga, segundo a pesquisa.
O Gartner define IPTV como serviços gerenciados por meio de uma rede de banda larga com alta qualidade de imagem e conteúdo de vídeo para usuários de TV com recepção por set-top box. Conteúdo entregue via internet ou por meio do computador não está incluído.
Na América Latina, segundo outro estudo da Frost & Sullivan, grandes operadoras já implantaram esse serviço incluindo a CTV, no Panamá; a Brasil Telecom, no Brasil; e a Telsur, no Chile. Outras operadoras da região têm planos de investir na tecnologia ou estão em fase de testes. O Brasil ainda depende da aprovação de uma nova regulamentação para que as operadoras de telecomunicações possam oferecer broadcasting.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!