Mundialmente o número de assinantes de serviços na plataforma IPTV deve alcançar 19,6 milhões até o final deste ano, com um crescimento de 64%, de acordo com uma pesquisa do Gartner.
A receita mundial com o serviço vai totalizar US$ 4,5 bilhões, com um crescimento de 93,5% comparado ao ano passado. A Europa ocidental lidera o crescimento do número de assinantes e a América do Norte tem a maior receita. O Gartner prevê que mundialmente 1,1% de domicílios usarão IPTV até o final de 2008 com expectativa de crescimento de 2,8% até 2012.
Para o instituto, a grande mudança aconteceu a partir de 2007 com a entrada de novos players e com ofertas para o mercado de vídeo de consumo aumentando a pressão por inovação nessa área. Entre os novos competidores no mercado de portais, o instituto cita o YouTube e o Joost, além de redes sociais como o MySpace e Facebook e broadcaster como o iPlayer, da BBC, e o Hulu, da NBC.
O Gartner define IPTV como serviços gerenciados por meio de uma rede de banda larga com alta qualidade de imagem e conteúdo de vídeo para usuários de TV com recepção por set-top box. Conteúdo entregue via internet ou por meio do computador não está incluído.
Na América Latina, segundo outro estudo da Frost & Sullivan, grandes operadoras já implantaram esse serviço incluindo a CTV, no Panamá; a Brasil Telecom, no Brasil; e a Telsur, no Chile. Outras operadoras da região têm planos de investir na tecnologia ou estão em fase de testes. O Brasil ainda depende da aprovação de uma nova regulamentação para que as operadoras de telecomunicações possam oferecer broadcasting.