Comunidades carentes vão produzir conteúdo para celulares

Índios xavantes do Mato Grosso do Sul e habitantes de um quilombo no Rio Grande do Norte agora produzem ringtones e wallpapers inspirados em suas culturas locais. A iniciativa faz parte de um desdobramento do projeto ?Cidade do Conhecimento?, da USP, que tem entre seus objetivos propiciar a inclusão e a emancipação digital aos usuários de telecentros instalados em áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A primeira experiência está sendo feita na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, região muito procurada por turistas estrangeiros, com enorme riqueza natural, mas que sofre com a prostituição infantil e o tráfico de drogas decorrentes de uma profunda desigualdade social. A partir de um telecentro instalado no local, foi criado o projeto ?Rede Pipa Móvel?, uma extensão do ?Rede Pipa Sabe?, vinculado à ?Cidade do Conhecimento? e que já funcionava no local com financiamento da Finep. A idéia é capacitar os jovens da praia de Pipa a produzirem conteúdo para celulares. Já foram produzidos nove wallpapers com temas locais, inclusive um desenhado por um adolescente de um quilombo da região. Também foi produzido um ringtone com o ritmo Coco Zambê, de origem negra e típico da área. ?A tecnologia serve para resgatar os valores da cultura local?, explica Gilson Schwartz, criador e diretor da Cidade do Conhecimento.
Uma segunda área escolhida é a aldeia xavante de São Pedro, no Mato Grosso do Sul. Um wallpaper e um ringtone com um canto xavante foram produzidos e levados simbolicamente ao antropólogo Claude Lévi-Strauss, em um encontro em Paris na semana passada.

Notícias relacionadas
Em 2006 o projeto irá se expandir para outras dez localidades, com financiamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O orçamento não foi fechado, pois as áreas estão em definição.

Modelo de negócios

Em uma primeira fase, a Cidade do Conhecimento pretende intermediar a relação entre produtores de conteúdo nas regiões escolhidas e as operadoras celulares. ?Todo dinheiro arrecadado pela Cidade do Conhecimento com a venda de conteúdo para celular será repassado para as comunidades locais?, explica Schwartz. A intenção, contudo, é que as comunidades se tornem independentes no futuro e possam levar à frente a produção sem a necessidade do auxílio da USP. Para tanto, o projeto conta com parcerias com ONGs locais e empresas privadas, dentre as quais destacam-se a CertiSign, a Compera e a consultoria Accenda.

Seminário

A Cidade do Conhecimento terá um stand no IV Tela Viva Móvel, principal evento sobre conteúdo audiovisual e multimídia para celular do Brasil, que acontecerá dias 28 e 29 de setembro, no ITM Expo, em São Paulo. Nesta edição, os destaques são os debates sobre TV e cinema no celular, mobile marketing e conteúdos adultos. Mais informações pelo site www.convergeeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!