Serviço móvel de dados no Brasil tem uma das velocidades médias mais baixas na América do Sul

Além do relatório de banda larga fixa, a Akamai também divulgou também relatório de velocidade de redes móveis referente ao primeiro trimestre deste ano nesta quinta-feira, 26. Destaca-se que o Brasil mostrou 1,2 Mbps de velocidade média no período, empatado com Bolívia e à frente apenas da Argentina, que registrou 1 Mbps, na comparação com países da América do Sul. A melhor média nessa região foi da Venezuela, com 4,3 Mbps.

Notícias relacionadas
Em relação a picos de velocidade, a média do Brasil foi de 9,3 Mbps, atrás de Venezuela (19,9 Mbps), Chile (11,2 Mbps) e Uruguai (11,1 Mbps). O mercado brasileiro tem 0,4% das conexões móveis acima de 4 Mbps, enquanto a Venezuela tem 69%, Uruguai tem 3,2% e Argentina tem 1,6%. A razão para o índice tão baixo é a ainda pouca penetração dos serviços de 4G.

Utilizando como métrica o tempo médio de carregamento de páginas da Internet realizado por usuários reais, a Akamai mostra que, dentre países da América do Sul, o Brasil tem a melhor média em banda larga móvel com 6.610 ms (milessegundos) e 112.000 ms considerando qualquer conexão móvel. O País ficou à frente da Argentina (com 4.011 ms de média na banda larga móvel) e da Colômbia (com 3.753 ms). A empresa considera ainda a "penalidade móvel", que é a diferença de velocidade de carregamento entre banda larga móvel e conexão móvel EDGE. No Brasil, essa medida foi de 1,7 vez, enquanto na Argentina foi de 1,9 e na Colômbia, 1,8.

Tráfego global

Além de usar as próprias redes para o monitoramento, a Akamai contou com dados de voz e "tendências de tráfego" da Ericsson. Dessa forma, o relatório registrou um crescimento de cerca de 15% no tráfego global de dados entre o quarto trimestre de 2013 e o primeiro trimestre de 2014. Esse crescimento aconteceu especialmente em dados, com o tráfego de voz mantendo-se relativamente estável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!