Custo do CPE determinará o futuro da rede de acesso

O futuro das redes de acesso está dentro da casa do cliente. Esta é a opinião do diretor de rede da Embratel, Antônio Carlos Martelleto, que nesta terça-feira, 25, no painel de abertura do seminário Teletime Tecnologia de Redes, promovido pela Converge Comunicações, alegou que o custo do decodificador da casa do usuário definirá a composição da última milha. "O quanto dessa rede de acesso será de fibra e de cobre vai depender do valor do CPE (customer premises equipment), que ainda é muito alto", diz.
Ele explica que, apesar da maior capacidade de transmissão do FTTx, em relação ao HFC, o custo do decodificador óptico ainda é muito maior. E nem sempre se justifica.
Para Martelleto, as evoluções do sistema Docsis darão ao HFC uma longa sobrevida no mercado. "A maioria das operadoras está utilizando o Docsis 2.0, mas algumas, como a Embratel, estão optando por Docsis 3.0, o que significa um salto de 30 Mbps para 100 Mpbs", diz. Ele diz que o valor de um CPE Docsis 3.0 é cerca de 30% maior que o de um Docsis 2.0, de aproximadamente US$ 30, mas ainda bem inferior ao de uma tecnologia 100% óptica.

Notícias relacionadas
Em sua palestra, o diretor executivo de redes da Telefônica, Ari Falarini, por sua vez, disse acreditar que o xDSL "ainda tem muita lenha para queimar", por outro lado prevê que o FTTH representa a perenização da rede, a tecnologia do futuro. Além disso, segundo ele, o custo do CPE óptico cai anualmente em uma proporção de 20%. "A importação vem sendo reduzida, alguns fornecedores estão desenvolvendo essa solução localmente, a demanda mundial tem aumentado drasticamente, gerando escala, enfim, a solução está se tornando cada vez mais competitiva em termos de custo", explica. Falarini aposta que a integração entre o padrão Metro Ethernet nas redes metropolitanas e o FTTH é a única forma de se "criar uma infraestrutura capaz de suportar banda larga, IPTV, gaming, dados corporativos, backhaul etc", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!