Benefícios com fusão entre Claro, Embratel e Net serão repassados a usuários

Às vésperas de finalizar a fusão entre Claro, Embratel e Net, todas controladas pela América Móvil, mais alguns detalhes são revelados sobre o processo. Em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliares (CVM) nesta terça, 25, a Net procurar justificar a operação para o mercado, citando ganhos em sinergias. Mas as companhias afirmam também que os benefícios serão não apenas para acionistas, mas para usuários dos serviços, citando artigo 86, parágrafo único, da Lei 9.472/97, a Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Segundo o documento, "parte dos ganhos com a racionalização decorrente da consolidação dos serviços de telecomunicações deverá ser compartilhada por meio do processo de revisão tarifária".

Notícias relacionadas
Segundo a emenda de 2011 da redação do Art. 86 da LGT, os critérios e condições para a prestação de serviços de telecomunicações deverão contar com a "garantia dos interesses dos usuários, nos mecanismos de reajuste e revisão das tarifas, mediante o compartilhamento dos ganhos econômicos advindos da racionalização decorrente da prestação de outros serviços de telecomunicações, ou ainda mediante a transferência integral dos ganhos econômicos que não decorram da eficiência ou iniciativa empresarial". Como e quanto será o repasse aos clientes, ainda não foi divulgado pelas empresas. Vale ressaltar, contudo, que o único serviço tarifado do grupo é o de longa distância, prestado pela concessão da Embratel. Os demais são preços livremente definidos pela empresa e não precisam ser reduzidos por ganhos de produtividade ou sinergias.

A Net justifica ainda dizendo que a reorganização permitirá consolidação de licenças regulatórias detidas pelas empresas. Segundo as empresas, a operação "permitirá racionalização de custos, captura de sinergias relevantes e simplificação dos procedimentos societários, administrativos e contábeis", além de "um melhor aproveitamento dos recursos das Partes pela união de seus esforços e patrimônios, unificação de suas administrações, e alinhamento do interesse de seus acionistas, trazendo consideráveis benefícios de ordem administrativa e econômica e permitindo o incremento de sua competitividade e eficiência".

A incorporação, que já recebeu anuência prévia da Anatel, precisa agora do aval dos acionistas das empresas – o protocolo com as justificativas que recomendam a consolidação será submetido aos acionistas da Net e da Claro. Uma vez aprovada, a reestruturação será eficaz e produzirá efeitos legais no dia 31 de dezembro de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!