Para Connectoway, operadores devem migrar para o XGS-PON para atender as redes 5G

A Connectoway, empresa distribuidora de equipamentos para redes banda larga, aposta que a chegada das redes 5G é a oportunidade para os ISPs iniciarem a implantação da nova geração de redes de fibra, a tecnologia XGS-PON. Para o CTO da empresa, Thyago Monteiro, as redes de 5G inauguram uma nova era para o acesso banda larga, porque o backhaul da nova geração de redes móveis demanda acessos de 10 Gbps ou mais. "Percebemos que muitos ISPs estão se organizando para operar ou dar suporte para o crescimento do 5G, mas são redes que pedem um uplink muito mais robusto, de pelo menos 10 Gbps ou 100 Gbps. E estamos chegando a Era dos Terabits", profetiza Monteiro. 

Ele analisa que os operadores de banda larga por fibra lançaram as redes FTTx já com velocidades de 1 Gbps e por um tempo isso foi suficiente. "Mas para dar saída para o 5G, não é mais o bastante", diz ele. Para Monteiro, muitas empresas já estão estudando seus investimentos de olho nesse mercado.

"O ano começou devagar, com os ISPs reduzindo investimentos e sendo mais cautelosos, mas a partir desse terceiro trimestre vimos um reaquecimento, muito em função do 5G", acredita.

Notícias relacionadas

Para a Connectoway, a migração para a próxima geração dos acessos de fibra está ao alcance das pequenas empresas e relativamente simples, mas acontecerá aos poucos, por conta dos custos. "Hoje, uma rede XGS-PON está custando quatro vezes uma rede de fibra normal, então o modelo de negócio precisa ser outro", diz o CTO da Connectoway.

A empresa também tem visto um crescimento no interesse por redes privativas em fibra por parte de governos e administrações municipais. 

Outra aposta da Connectoway é na profissionalização das redes. "Na fase de consolidação das redes de fibra em que estamos vivendo, é importante uma rede mais profissional, que não ofereça só velocidade, mas também disponibilidade e continuidade". Por isso, a empresa tem investido na comercialização de soluções de energia, baterias e datacenters.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!