A chegada de novas lojas de aplicativos, como a Ovi (Nokia) e a App World (RIM/Blackberry), para competir com a App Store, da Apple, impulsionou o mercado de aplicativos para smartphones de tal forma que o volume mundial de aplicativos baixados e o de receita das lojas de aplicativos apenas nos primeiros seis meses de 2010 já ultrapassam os resultados de todo o ano passado.
De acordo com dados da empresa de pesquisa research2guidance, o mercado mundial de aplicações para smartphones ultrapassou US$ 2,2 bilhões no primeiro semestre de 2010, superando o valor de US$ 1,7 bilhão somado em todo o ano passado. O volume de downloads, que de janeiro a junho alcançou o total de 3,9 bilhões de aplicativos baixados, também ultrapassou a soma de 2009, de 3,1 bilhões de downloads. O preço médio por aplicativo pago no semestre ficou em US$ 3,6.
A previsão da consultoria é de que a próxima onda para lojas de aplicativos seja o surgimentos de lojas para nichos específicos, voltadas para setores corporativos ou mesmo para aplicações móveis de saúde.
Serviços móveis