Claro e TIM têm as melhores redes móveis no Brasil, diz Opensignal

Foto: Pixabay.com

[Publicado no Mobile Time] A Claro e a TIM têm as melhores redes móveis no Brasil atualmente, de acordo com o monitoramento feito pela Opensignal com base em cinco diferentes aspectos. A Claro lidera em três deles: velocidade média de download, velocidade média de upload e qualidade em streaming de vídeo. E a TIM está em primeiro lugar nos outros dois: disponibilidade do sinal 4G e latência.

Em velocidade média de download, os clientes da Claro no País alcançam 19,8 Mbps, bem acima os demais concorrentes: Vivo (14,2 Mbps); TIM (11,6 Mbps); e Oi (8,6 Mbps).

Notícias relacionadas

Em velocidade média de upload, a distância entre as operadoras não é tão grande. Na Claro, a média é de 6,4 Mbps. Em seguida vêm Vivo (4,6 Mbps), TIM (4,4 Mbps) e Oi (2,9 Mbps).

Cabe destacar que as velocidades médias levam em conta tanto os acessos via 4G quanto em 3G, mas em seu relatório a Opensignal também divulga os resultados separados por tecnologia – e a Claro lidera em ambas. Outro ponto importante a ser destacado é que a velocidade média geral está crescendo em todas as operadoras puxada pelo aumento da disponibilidade da rede 4G, não exatamente por causa da velocidade do 4G em si, informa a Opensignal.

Em disponibilidade de rede 4G, a TIM manteve o primeiro lugar e superou, pela primeira vez, a marca de 80%. Seus usuários encontram sinal 4G em 82,4% das vezes que se conectam. Vivo e Claro também melhoraram seu desempenho e passaram pela primeira vez a barreira dos 70%, registrando, respectivamente, 72,1% e 71,9% de disponibilidade. Na Oi, o índice é de 61,4%.

No quesito latência, a Claro liderava na pesquisa anterior, seis meses atrás, e agora foi ultrapassada pela TIM. Os resultados foram os seguintes: TIM (60,9 ms); Claro (62,7 ms); Vivo (69,6 ms); e Oi (72,5 ms). Cabe destacar que estas são as médias de cada operadora, independentemente da tecnologia de rede à qual o usuário está conectado. Quando discriminado por rede 3G e 4G, a Claro tem a melhor latência em 3G e a TIM, a melhor em 4G.

Por fim, a Opensignal mede a qualidade da experiência do usuário com streaming de vídeo. Ela é calculada com base em uma série de critérios, como o tempo para começar a rodar um vídeo e a quantidade de interrupções sofridas. A velocidade de download influencia no resultado, mas a latência também, assim como certas configurações na arquitetura da rede de cada operadora. A Opensignal criou uma pontuação com base nos critérios medidos, que vai de 0 a 100 pontos. Na faixa entre 55 e 65 pontos a qualidade de vídeo é considerada boa. Apenas a Claro registrou uma pontuação nessa faixa (56,9 pontos), mas TIM (54,3 pontos) e Vivo (54,2 pontos) chegaram perto. A Oi ficou em quarto (45,5). A qualidade de streaming de vídeo dessas três operadoras é considerada razoável, de acordo com as métricas da Opensignal.

Os resultados foram obtidos a partir de 8,2 bilhões de medições de 999 mil smartphones no Brasil entre 1º de março e 29 de maio.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!