LACNIC declara preocupação com denúncias de espionagem da NSA

O Registro de Endereçamento da Internet para América Latina e Caribe (LACNIC), resolveu se pronunciar nesta terça, 24, sobre as denúncias de espionagem realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos. Em seu primeiro pronunciamento desde as denúncias do ex-técnico da NSA Edward Snowden, a entidade se mostrou mais preocupada com um ponto em particular. "Embora nos últimos meses hajam sido inúmeras as denúncias de espionagem por parte das agências do governo dos Estados Unidos, todas suscetíveis a inspirar preocupação, LACNIC deseja advertir particularmente acerca da possibilidade de que ditas agências contem com a habilidade e disposição de violar os padrões atuais de criptografia e proteção de informação na Internet, o que, se confirmada sua existência, constitui uma séria ameaça para a essência tecnológica da Internet", diz a entidade em nota.

Notícias relacionadas
Segundo a LACNIC, esse tipo de iniciativa governamental "produzem um impacto sobre a privacidade e segurança (…) suficiente para alertar a interoperabilidade global da Internet assim como a capacidade que tem a mesma de continuar sendo o motor do desenvolvimento que os países da América Latina e Caribe necessitam".

A LACNIC, que define sua visão de que uma Internet aberta, estável e segura é a chave para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. "A confiança que os diferentes grupos de usuários podem ter na rede está diretamente associada com a confiança nas normas de segurança do mesmo e se existe um verossímil manto de suspeita sobre estas, obviamente a comunidade será mais reticente em aproveitar todo o potencial que a rede lhe oferece". Para a entidade, os processos abertos de desenvolvimento de padrões e respeito a eles são a maneira ideal para restabelecer esta confiança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!