5G no Brasil carrega páginas até 30% mais rápido que 4G, aponta Ookla

Foto: Pexels

No Brasil, as páginas de serviços populares na Internet carregam entre 20% e 30% mais rápidas no 5G em comparação com as 4G. O dado foi obtido pela empresa de medições Ookla.

Para tal, a companhia analisou a performance das redes móveis de quarta e quinta gerações em nove países diferentes, tendo como base três plataformas: Facebook, Google e Youtube. As informações foram coletadas durante o primeiro trimestre de 2024.

A Ookla constatou que a página do Facebook leva cerca de 2,1 segundos para ser carregada totalmente no Brasil por meio de redes 4G. Já no 5G, esse tempo cai para 1,4 segundo.

Notícias relacionadas

No Youtube, a demora para abrir a página usando o 5G foi de 1,9 segundo, contra 2,5 segundos no 4G. A página do Google foi a que teve a menor diferença entre as duas gerações de tecnologia: 1 segundo no 5G e 1,3 no 4G.

Tempo de carregamento de página no Facebook, Google e Youtube no Brasil, usando redes móveis 4G e 5G. Imagem: Reprodução/Ookla

"Os dados do Speedtest mostram que o 5G entregou uma velocidade de carregamento de página muito menor do que o 4G em todos os três serviços no Brasil durante o primeiro trimestre de 2024. O Google carregou 20% mais rápido em 5G do que 4G, o YouTube foi 25% mais rápido e o Facebook foi 30% mais rápido em 5G", destacou a Ookla.

Entre os países analisados, o Canadá foi o que teve a menor velocidade de carregamento nas duas gerações de redes móveis. A latência do 4G por lá foi, inclusive, menor do que a do 5G brasileiro. No Canadá, o Facebook levou 1 segundo para ser carregado no 5G, contra 1,3 segundo no 4G; No Google, o tempo foi de 0,6 segundo no 5G e 0,7 no 4G. Já o Youtube demorou 1,3 segundo para abrir usando 5G e 1,6 no 4G.

Além do Brasil, México foi o único país representante da América Latina. A quinta geração móvel mexicana carrega entre 26% a 28% mais rápido as páginas do que o 4G. O Google por lá, por exemplo, leva 0,8 segundo para ser carregado – no 4G, esse tempo sobe para 1,1 segundo.

De acordo com Speedtest Global Index, em maio de 2024 a média global para latência móvel ficou em 27 milissegundos. Na banda larga fixa, esse tempo foi de 9 milissegundos no mesmo período. "Pode demorar 7 vezes mais para carregar uma página da web completa quando a latência é alta", afirmou a Ookla.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!