Para ampliar o portfólio de soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial, a Embratel anunciou nesta terça-feira, 25, o seu novo Centro de Excelência Operacional em IA (CeO-IA). A informação foi divulgada durante a Febraban Tech, evento de tecnologia e inovação realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
De acordo com a empresa, o novo centro de excelência conta com a colaboração de diversas áreas internas e de seu time de especialistas, visando a evolução de escala no desenvolvimento de soluções como IA preditiva e IA generativa. O primeiro segmento a ser beneficiado será o setor financeiro. Além dele, o movimento deve abranger o varejo, indústria e agronegócio.
"O setor financeiro é o primeiro a experimentar os avanços proporcionados por nossas soluções. Nossa iniciativa deve redefinir os padrões de eficiência e inovação no setor, garantindo geração de valor aos negócios", afirma Raquel Possamai, diretora-executiva da Embratel para o mercado financeiro.
A ideia é que a unidade focada em IA fomente a inovação, melhore a eficiência operacional e colabore para a tomada de decisões estratégicas, o que deve resultar na agregação de valor para as companhias assistidas.
Para o diretor-executivo de soluções digitais da Embratel, Mário Rachid, o movimento tem potencial para promover o uso responsável de tecnologias de Inteligência Artificial ao automatizar processos e criar vantagens competitivas nos negócios.
Para produzir resultados práticos, a proposta vai transformar ideias em experimentos e MVPs (Minimum Viable Product), verificando a viabilidade no mercado. "Com o novo centro, vamos ampliar o alcance das empresas e ajudá-las na implementação de projetos bem-sucedidos e alinhados aos objetivos empresariais", diz Rachid.