Amazonas 4A é lançado com sucesso pelo foguete Ariane 5

O satélite Amazonas 4A do grupo Hispasat foi lançado com sucesso às 19h04 (horário de Brasília) do último sábado, dia 22, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. O lançamento foi feito a bordo do foguete Ariane 5 ECA, da Arianespace, que levava no mesmo voo o satélite Astra 5B, da SES.

Notícias relacionadas
Inicialmente, o satélite estava planejado para subir em dezembro passado, mas foi atrasado em função de uma questão técnica. Agora, já no espaço e com os painéis solares abertos, o Amazonas 4A levará 11 dias com quatro disparos do motor de apogeu para chegar a uma posição orbital geoestacionária provisória para a realização de testes. Em geral, essa fase de testes tem duração de seis semanas. Só então o satélite será movido para a posição definitiva de 61° W, onde já está o Amazonas 3.

Pesando 3 toneladas e com mais de 23 metros de largura (contando os painéis solares) e 4,7 metros de altura, o Amazonas 4A é um satélite inteiramente em banda Ku (são 24 transponders) e foi desenhado para ampliar a oferta de serviços audiovisuais na América Latina, com destaque para a demanda gerada pelos grandes eventos esportivos sediados no Brasil este ano e em 2016. O investimento total no Amazonas 4A somou 140 milhões de euros.

A expectativa é de que a Hispasat vença a licitação da Anatel para ter a posição de satélite nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!