UE abre investigação antitruste contra Portugal Telecom e Telefónica

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira, 24, que abriu investigação antitruste contra a Telefónica e a Portugal Telecom por causa de um suposto acordo de não competição firmado entre elas. A suspeita da União Europeia é que as operadoras acordaram em não estender a atuação para o território de origem da outra, resultando em uma prática anticompetitiva. O acerto teria sido celebrado durante o negócio envolvendo a compra da Vivo, que pertencia à PT, pela operadora espanhola.
O órgão informou ainda que vai investigar se o acordo de não concorrência é anterior ao negócio da Vivo e analisará o alcance e os efeitos de um acordo de cooperação na Espanha e em Portugal, feito entre elas em 1997.
"A Comissão pretende saber se essa cooperação poderá ter incluído uma obrigação de não concorrência dos mercados locais de origem antes mesmo de cláusula de não concorrência celebrada no âmbito do negócio da Vivo", afirmou o órgão em nota oficial, frisando que a abertura de um processo antitruste significa que a Comissão vai tratar o caso como prioridade.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!