Reajuste de 2006 vai considerar deflação do IGP-DI

O reajuste a ser aplicado em 2006 sobre as tarifas de telefonia deverá considerar pelo menos sete meses de 2005 em que o índice de correção ainda era o IGP-DI. Como neste período o IGP-DI foi negativo em função da queda acentuada do dólar, o reajuste pode ser baixíssimo. A avaliação preliminar é do superintendente de serviços públicos da Anatel, Marcos Bafutto. ?Apenas cinco meses de Índice Setorial serão considerados neste primeiro reajuste?, concluiu.
Ainda não existe uma definição sobre a publicação mensal do IST para que os usuários possam acompanhá-lo, mas possivelmente será publicado tanto pela Anatel quanto pelo IBGE, com quem a agência assinou recentemente um convênio de cooperação.
A regra prevê que a cada dois anos haverá uma atualização dos pesos de cada um dos índices de inflação que compõe o IST, e a cada três anos haverá uma revisão completa do índice de forma a manter sua atualidade em relação aos custos das empresas. Esta, aliás, é a razão para que a tabela dos pesos do IST seja publicada através de um ato específico da Anatel, e não no corpo do regulamento.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!